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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32678
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7189-8917 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Técnica de entrada de texto por meio de um teclado ambíguo controlado por uma mão para realidade virtual baseada em smartphones |
Título(s) alternativo(s): | Text entry technique using an ambiguous keyboard controlled by one hand for smartphone-based virtual reality |
Autor(es): | Palmeira, Eduardo Gabriel Queiroz |
Primeiro orientador: | Cardoso, Alexandre |
Primeiro coorientador: | Kopper, Regis |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Marcelo Barros de |
Segundo membro da banca: | Mattioli, Leandro Resende |
Resumo: | A Realidade Virtual (RV) mobile é a forma mais acessível ao público geral. No entanto, apesar dessa acessibilidade, devido a limitações de hardware e falta de sensores, a RV mobile permite um rastreamento, desempenho e experiência gráfica inferior quando comparada à RV baseada em computadores de alto desempenho. A entrada de texto é um processo recorrente onde, geralmente, os caracteres desejados são apontados e, em sequência, selecionados individualmente por meio da técnica de seleção ray-casting (ponteiro virtual). Entretanto, esta técnica possui diversas limitações. Tais limitações existem com maior intensidade na RV mobile já que, nesta, se utiliza somente um controle de mão de RV com apenas 3 graus de liberdade (movimentos de rotação). Além disso, as técnicas de entrada de texto baseadas em reconhecimento de voz também possuem limitações; destacam-se limitações na edição de texto e na privacidade e imprecisão de uso em ambientes públicos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral propor a associação de técnicas de teclados ambíguos como estratégia de interação para o processo de entrada de texto em ambientes de RV suportados por smartphones. Considera-se que, ao utilizar a técnica, o usuário utilizará o headset para visualização do Ambiente Virtual (AV), o controle de mão de RV para navegação no texto e interação com o AV e o teclado ambíguo para o processo de entrada de texto. Assim sendo, este trabalho apresenta a pesquisa em andamento do projeto e desenvolvimento de (1) um protótipo de teclado físico ambíguo (4x4) controlado por uma mão e (2) uma técnica de entrada de texto para RV mobile usando o método da Design Science Research. Esta técnica mostrou possuir o potencial de ser uma alternativa ou extensão para o processo de entrada de textos curtos para RV mobile. Ainda assim, foi identificado a necessidade de aprimoramentos e comparações empíricas como importantes etapas futuras deste trabalho. |
Abstract: | Mobile-based Virtual Reality (VR) is the most affordable way for the general public. However, despite this affordability, due to hardware limitations and lack of sensors, mobile VR enables an inferior tracking, performance, and graphical experience compared to high-end personal computer-based VR. Text input is a frequent process where, usually, the desired characters are pointed and then selected individually through the ray-casting selection technique (virtual pointing). Nevertheless, this technique has several limitations. Such limitations exist with greater intensity in mobile VR since only one VR hand controller with just 3 degrees of freedom (rotation movements) is used. Furthermore, the speech-based text entry techniques also have limitations; it is worthy of highlighting limitations regarding text editing, as well as privacy issues and inaccuracy when used in public environments. In this way, this work has as main objective propose the association of ambiguous keyboards' techniques as an interaction strategy for the text entry process in VR environments supported by smartphones. It is considered that, when using the technique, the user will use the headset for Virtual Environment (VE) visualization, the VR hand controller for navigating within the text and interaction with the VE, and the ambiguous keyboard for the text entry process. Therefore, this work presents the research in progress of the design and development of (1) a one-handed ambiguous physical keyboard prototype (4x4) and (2) a text entry technique for mobile VR using the Design Science Research method. This technique showed to have the potential to be an alternative or extension to the short-term text input process for mobile VR. Nevertheless, the need for improvements and empirical comparisons was identified as important future steps of this work. |
Palavras-chave: | Realidade virtual Entrada de texto Interação humano-computador Mobile Smartphone Raycasting Teclado ambíguo Design science |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Assunto: | Engenharia Elétrica Realidade virtual Smartphones |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Referência: | PALMEIRA, Eduardo Gabriel Queiroz. Técnica de entrada de texto por meio de um teclado ambíguo controlado por uma mão para realidade virtual baseada em smartphones. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5569 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5569 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32678 |
Data de defesa: | 28-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
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