Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32660
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7859-000X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A constituição do fenômeno da loucura e a patologização da justiça em Michel Foucault
Título(s) alternativo(s): La constitution du phénomène de folie et la pathologisation de la justice em Michel Foucault.
Autor(es): Lima, Rafael Costa
Primeiro orientador: Silveira, Fillipa Carneiro
Primeiro membro da banca: Amitrano, Georgia Cristina
Resumo: O objetivo desta pesquisa acadêmica é colocar o problema da loucura tal como é tematizado por Foucault, iniciando pelo grande internamento, que é a estrutura mais visível na experiência clássica da loucura. A partir disso, pode-se delinear o conhecimento como produção teórica sobre a loucura e a percepção do louco como uma individualização através de critérios médicos. Tomei como objeto de análise o livro de Foucault intitulado A História da loucura na idade clássica. Para concluir, eu estabeleci de uma maneira sintética esse momento da história de um controle que levou a uma forma de humanismo na épistèmé moderna, uma ruptura com a teoria clássica, e o advento das ciências humanas, que, aceitando-o, o expressam no conceito de alienação mental, e a patologização da loucura no século XIX.
Abstract: L'objectif de cette recherche académique est de placer sur le problème de la folie tel qu'il est thématisé chez Foucault, à commencer par le grand internement, qui est la structure la plus visible de l'expérience classique de la folie. À partir de là, la connaissance peut être délimitée comme une production théorique sur la folie et la perception du fou comme une individualisation à travers des critères médicaux. J’ai pris le livre de Foucault intitulé Histoire de la folie à l'âge classique comme objet d'analyse. Pour conclure, j'établi synthétiquement ce moment de l'histoire d'un contrôle qui a conduit à une forme d'humanisme dans l’ épistèmé moderne, une rupture avec la théorie classique, et la naissance des sciences humaines qui, en l'acceptant, l'expriment dans le concept de l'aliénation mentale et de la pathologisation de la folie au XIXe siècle.
Palavras-chave: Foucault
Louco
Loucura
Grande internação
Psiquiatria
Alienação mental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Rafael Costa. A constituição do fenômeno da loucura e a patologização da justiça em Michel Foucault. 2020 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021).
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32660
Data de defesa: 6-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstituiçãoFenômenoLoucura.pdfTCC510.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.