Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueiredo, Katherine Medeiros de-
dc.creatorBernardo, Larissa Indiara Ferreira-
dc.date.accessioned2021-08-24T13:32:02Z-
dc.date.available2021-08-24T13:32:02Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.citationBERNARDO, Larissa Indiara Ferreira. FIGUEIREDO, Katherine Medeiros de. Análise da gestão de compras e de estoques em um minimercado. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32651-
dc.description.abstractIn recent years, the retailer sector has stood out in the country's economy through one of the characteristics that integrates the segment pointed out as the growing emergence of markets of all sizes. In the context of food retailer market, there is growing competitiveness and frequent changes in the consumer profile, which testifies to the need to expand the product mix. Due to the relevance of effective purchasing and inventory management is evidenced so that the company can sustain itself and be competitive in this situation. In this context, the objective of this work was to analyze the management of purchases and stocks in a minimarket located in a small city from Minas Gerais and propose improvements in order to assist the manager in decision making in order to reduce stockouts. The present work can be considered in terms of nature, a qualitative research, in terms of purposes, a descriptive and applied research, and in terms of means, it is classified as field research, bibliographical and case study. Meanwhile, the methodology was structured into five main sections, which unfold into some secondary phases. The results showed that the application of a purchasing management system aligned with inventory management influences and direct the organization's decision-making, ensuring that the customer's needs are met.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMinimercadopt_BR
dc.subjectMinimarketpt_BR
dc.subjectGestão de compraspt_BR
dc.subjectPurchasing managementpt_BR
dc.subjectGestão de estoquespt_BR
dc.subjectInventory managementpt_BR
dc.subjectClassificação ABCpt_BR
dc.subjectABC classificationpt_BR
dc.titleAnálise da gestão de compras e de estoques em um minimercadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2547241520865681pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos o setor varejista tem se destacado na economia do País por meio de uma das características que integra o segmento, apontada como o crescente surgimento de mercados de todos os portes. No contexto do varejo alimentício, nota-se uma crescente competitividade, e frequente alterações no perfil do consumidor, o que testifica a necessidade de ampliação no mix de produtos. Diante isso, evidencia-se a relevância de um gerenciamento de compras e de estoque eficaz para que a empresa se sustente e seja competitiva nesta situação. Neste contexto, o objetivo do trabalho é analisar a gestão de compras e de estoques de um minimercado situado no interior de Minas Gerais, propondo melhorias, a fim de auxiliar o gestor nas tomadas de decisões de modo a reduzir as rupturas de estoque. O presente trabalho pode ser considerado quanto à natureza, uma pesquisa qualitativa, quanto aos fins, uma pesquisa descritiva e aplicada, e quanto aos meios classifica-se como pesquisa de campo, bibliográfica e estudo de caso. Por sua vez, a metodologia é estruturada em cinco seções principais, que se desdobram em algumas fases secundárias. Os resultados mostraram que a aplicação de um sistema de gestão de compras alinhado com a gestão de estoque influencia e direciona a tomada de decisão da organização, garantindo que a necessidade do cliente seja atendida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseGestãoCompras.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons