Publicação:
As experiências dos refugiados haitianos em Uberlândia/MG: aspectos do mercado de trabalho, questões linguísticas e inclusão social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O estudo aqui apresentado buscou compreender os desafios enfrentados pelos haitianos no Brasil, mais especificamente em Uberlândia, nas categorias: inserção no mercado de trabalho, barreiras linguísticas e inclusão social. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica abrangendo documentário jornalístico, notícias eletrônicas e publicações de comunidades específicas nas redes sociais online. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, no mercado de trabalho brasileiro, bem como em Uberlândia, são notados: resistência nos processos de seleção, nas entrevistas de emprego e poucas vagas oferecidas tendo, portanto, pouca inclusão em postos de trabalho; a inserção linguística depende de esforço pessoal com raras ações comunitárias para o ensino da língua portuguesa e o acolhimento e aculturação ocorrem por meio de iniciativas de grupos altruístas com senso de empatia e acolhimento.

Abstract

Palavras-chave

Imigração, Immigration, Haiti, Haiti, Mercado de Trabalho, Job market

Citação

FERREIRA, Giselle Fernandes. As experiências dos refugiados haitianos em Uberlândia/MG: aspectos do mercado de trabalho, questões linguísticas e inclusão social. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto