Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32599
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7536-9908
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Videoclipe e música: a experiência estética entra em cena na história
Título(s) alternativo(s): Music video and music: the aesthetic experience comes into play in history
Autor(es): Passold, Gabriel
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Voigt, André Fabiano
Segundo membro da banca: Hering, Fábio Adriano
Terceiro membro da banca: Santos, Messias Tadeu Capistrano dos
Quarto membro da banca: Baia, Silvano Fernandes
Resumo: Este trabalho é composto por vinte cenas constituídas a partir do compartilhamento da nossa experiência estética com algumas músicas e principalmente com videoclipes, e tem por objetivo experimentar uma abordagem indisciplinar que associa as perspectivas do pesquisador a do espectador/ouvinte. As cenas estão divididas entre quatro capítulos que partem de discussões sobre sociedade, tecnologia e liberdade, além de uma última parte onde expomos algumas cenas em um caráter mais experimental. Na primeira parte, intitulada Sociedade, mostramos algumas perspectivas acadêmicas com a música e expomos a nossa relação com as fontes; realizamos um debate sobre o “conteúdo verdadeiro” e a “ostentação”; mostramos um pensamento social entre as rimas, melodias e imagens das obras de Filipe Ret; discutimos sobre a crítica acadêmica e a nossa experiência estética com Anitta e também acerca das produções artísticas entre a informação e a diversão. Em seguida, partimos da Tecnologia para falarmos sobre as produções artísticas entre o “mercadológico” e o “político”; sobre os regimes de sensorialidade da arte a partir de Sabotage; os anônimos e a explosão da linguagem; as músicas alheias às fronteiras entre gêneros e nacionalidades; e terminamos com as cenas sobre o compartilhamento de músicas na internet e com uma reflexão acerca do seriado Sense 8 e da comunidade estética. Na terceira parte, Liberdade, discutimos sobre as obras entre a vivência e a sobrevivência a partir do videoclipe AmarElo, de Emicida; as múltiplas temporalidades e a concepção de outros lugares em videoclipes; além da relação entre a dança e a sexualidade na história da música e do videoclipe. Na última parte que intitulamos: Experimentando videoclipes, as cenas tem um caráter mais experimental que as anteriores, e discorrem sobre moda, arte e propaganda; sete videoclipes de uma mesma música de Halsey; sobre a experiência estética entre a música e o videoclipe; finalizando com algumas observações sobre o álbum audiovisual Lemonade, de Beyoncé.
Abstract: This work consists of twenty scenes constituted from the sharing of our aesthetic experience with some music and mainly with music videos, and aims to try an indisciplinary approach that associates the researcher’s perspectives with viewer/listener’s. The scenes are divided between four chapters that start from discussions about society, technology and freedom, in addition to a last part where we expose some scenes in a more experimental basis. In the first part, entitled Society, we show some academic perspectives with music and expose our relationship with the sources; we have a debate about the “real content” and the “ostentation”; we show a social thought among the rhymes, melodies and imagens of Filipe Ret’s words, we discussed academic criticism and our aesthetic experience with Anitta and also about artistic productions between information an entertainment. Then, we departed from Technology to talk about artistic productions between the “marketing” and “political”; about the sensoriality regimes of art from Sabotage; the anonymous and the explosion of language; music outside the boundaries between genres and nationalities; and we end with the scenes about sharing music on the internet ad with a reflection about the series Sense 8 and the aesthetic community. In the third part, Freedom, we discuss the works between living and surviving from the music video AmarElo, by Emicida; the multiple temporalities and the conception of other places in music videos; in addition to the relationship between dance and sexuality at the history of music and music videos. In the last part we titled: Experiencing music videos; the scenes have a more experimental character than the previous ones, and talk about fashion, art and publicity; seven music videos of the same Halsey song; about the aesthetic experience between the music and the music video; ending with some observations about the audiovisual album Lemonade, by Beyoncé.
Palavras-chave: videoclipe
music video
música
music
experiência estética
aesthetic experience
sociedade
society
liberdade
freedom
tecnologia
technology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Assunto: História
Música
Vídeos musicais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: PASSOLD, Gabriel. Videoclipe e música: a experiência estética entra em cena na história. 2021. 223 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5524.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5524
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32599
Data de defesa: 22-Jun-2021
Aparece nas coleções:TESE - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VideoclipeMúsicaExperiência.pdf7.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons