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dc.creatorWai, Alex Man Kar-
dc.date.accessioned2021-08-02T20:24:05Z-
dc.date.available2021-08-02T20:24:05Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationWAI, Alex Man Kar. Bancarização e educação financeira dos jovens universitários de Uberlândia. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32547-
dc.description.abstractMany of the data and studies published about bankarization in the country refer to the increase in bank accounts, especially young people. However, if a population does not have knowledge about these financial products, it cannot be said to be banked. The objective of this study was to identify the level of banking and financial education of university students in Uberlândia. As specific objectives, it was intended to list and analyze the profile of university students; identify the main motivations for banking and obtaining credit and check their level of financial education. As for the methodological procedures, 385 questionnaires were applied to university students in Uberlândia. The treatment of the data obtained was done with multivariate analysis techniques, such as Factor Analysis and Cluster Analysis, using descriptive statistics, Mann-Whitney test, Kruskal-Wallis test and Spearman correlation analysis. The respondents showed an excellent level of financial inclusion for most variables and most of the sample reached the average of correct answers on the scale, however this is not a result that indicates a high level of financial education. The research identified, however, that students with higher levels of financial inclusion have a higher level of financial education. The cluster analysis with a solution of three groupings showed that the bankarization scale factors that had the greatest contribution in the formation of groups were "Access to credit and payment" and "Account use" and the one that contributed the least was "Access to Investments”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectBancarizaçãopt_BR
dc.subjectJovens universitáriospt_BR
dc.titleBancarização e educação financeira dos jovens universitários de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeBanking and financial education of young people from Federal University of Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Aracy Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5970543576086184pt_BR
dc.contributor.referee1Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710842485028033pt_BR
dc.contributor.referee2Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152547234021638pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoMuitos dos dados e estudos divulgados acerca da bancarização no país se referem ao aumento de contas bancárias, em especial jovens. Entretanto, se uma população não possuir conhecimento acerca desses produtos financeiros ela não pode ser dita como bancarizada. Objetivou-se com este estudo identificar o nível de bancarização e educação financeira dos universitários de Uberlândia. Como objetivos específicos, pretendeu-se elencar e analisar o perfil dos universitários; identificar as principais motivações para bancarização e obtenção de crédito e verificar seu nível de educação financeira. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram aplicados 385 questionários para estudantes universitários de Uberlândia. O tratamento dos dados obtidos foi feito com técnicas de análise multivariada, como Análise Fatorial e Análise de Conglomerados, usando estatística descritiva, teste de Mann-Whitney, teste de Kruskal-Wallis e análise da correlação de Spearman. Os respondentes apresentaram ótimo nível de inclusão financeira para a maior parte das variáveis e a maioria da amostra atingiu a média de respostas corretas da escala, todavia este não é um resultado que indica nível de educação financeira alta. A pesquisa identificou, entretanto, que estudantes com maiores níveis de inclusão financeira possuem maior nível de educação financeira. A análise de cluster com solução de três agrupamentos apontou que os fatores da escala de bancarização que apresentaram maior contribuição na formação de grupos foram “Acesso a crédito e pagamento” e “Uso da conta” e a que menos contribuiu foi a de “Acesso a Investimentos”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

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