Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32534
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-07-26
Título: Formação continuada para professores bacharéis: a materialização das políticas institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (2008-2018).
Título (s) alternativo (s): Continuing Education for Bachelor Professors: the materialization of institutional policies at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northern Minas Gerais (2008-2018)
Autor: Silva, Josenilda de Souza
Primer orientador: Borges, Maria Célia
Primer miembro de la banca: Silva, Lázara Cristina da
Segundo miembro de la banca: Pereira, Maria Simone Ferraz
Tercer miembro de la banca: Lima, Paulo Gomes
Cuarto miembro de la banca: Santos Neto, Vicente Batista dos
Resumen: A pesquisa em tela se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU, na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação/LEPGE. Teve como objetivo analisar a proposição de políticas de formação continuada, especialmente àquelas voltadas para a formação pedagógica dos professores bacharéis no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/IFNMG, no marco de dez anos de existência (2008-2018) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia/IFs, considerando a conjuntura política de gênese e expansão dessa instituição. Os IFs, devido à natureza da sua criação, ofertam desde o Ensino Técnico e Tecnológico (EPT) até cursos de pós-graduação Lato e Stricto Sensu, o que demanda por profissionais para lecionar em seus cursos, admitindo para tanto, professores com diversos tipos de formação, inclusive àqueles oriundos de cursos de bacharelado. Muitos profissionais são admitidos por possuir o título de mestrado e doutorado, sem se considerar a formação pedagógica necessária ao exercício da docência. No que tange ao marco metodológico, a pesquisa de natureza qualitativa, ancorou-se no método de interpretação possibilitada pela coleta de dados (entrevistas) e, ainda, subsidiadapela investigação bibliográfica e na legislação que versa sobre a temática, bem como em documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI e Relatórios de Gestão do IF avaliado. Analisou-se as políticas de formação continuada ofertadas diante das necessidades e especificidades da docência no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, lócus deste estudo – inclusa a necessidade de formação pedagógica do professor bacharel, por meio da percepção de sujeitos diversos: gestores, equipe pedagógica e professores. Os resultados apontam: (a) necessidade de avaliações constantes referentes às políticas do IFNMG, (b) a relevância do papel dos IFs na promoção de políticas institucionais de formação continuada, bem como demanda por (c) uma perenidade de ações e políticas institucionais de formação pedagógica do corpo docente.
Abstract: This research is part of the Postgraduate Program in Education/PPGED, of the Federal University of Uberlândia/UFU, in the Line of Research State, Policies and Management of Education/LEPGE. It aims to analyze the proposition of continuing education policies, especially those aimed at the pedagogical training of bachelor professors within the scope of a Federal Institute of Education, Science and Technology in the state of Minas Gerais/IFNMG, within the framework of ten years of its existence (2008 -2018), considering the political context of genesis and expansion of this institution. The Federal Institutes/IFs, due to the nature of their creation, offer from Technical and Technological Education (EPT) to Lato and Stricto Sensu postgraduate courses, which demands professionals to teach in their courses, admitting, for this, professors with different types of training, including those from bachelor's degrees. Many professionals areadmitted for having a master and doctoral degree, without considering the pedagogical training necessary for the exercise of teaching. Regarding the methodological framework, research of a qualitative, made possible by data collection (interviews) and, furthermore, subsidized by bibliographic research and legislation that deals with the subject, as well as in institutional documents such as the Institutional Development Plan/PDI and Management Reports. They were analyzed the policies of continuing education offered in view of the needs and specificities of teaching at the Federal Institute of Northern Minas Gerais, the locus of this study - including the need for pedagogical training for the bachelor professor, through the perception of different people: managers, pedagogical team and professors. The results indicate: (a) the need for constant evaluations regarding the IFNMG's continuing education policies, (b) the relevance of the IF's role in promoting institutional policies for continuing education, as well as the demand for (c) a continuity of actions and institutional policies for pedagogical training of the teaching staff.
Palabras clave: Formação Continuada
Continuing Education
Bachelor Professor
Professor Bacharel
Institutos Federais
Formação Pedagógica
Pedagogical Training
Federal Institutes
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Educação
Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Josenilda de Souza. Formação Continuada para professores Bacharéis: a materialização das políticas institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (2008-2018).2021. 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.342
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32534
Fecha de defensa: 24-jun-2021
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormacaoContinuadaProfessores.pdfTese de Doutorado4.79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons