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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2802-486X
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Valorização dos professores da rede municipal de ensino de Uberaba/MG (2009-2019)
Alternate title (s): Value of teachers of the municipal education network of Uberaba/MG (2009-2019)
Valor de los docentes de la red de educación municipal de Uberaba /MG (2009-2019)
Author: Vasconcelos, Juliene Silva
First Advisor: Lima, Antonio Bosco de
First member of the Committee: Silva, Mariana Batista do Nascimento
Second member of the Committee: Lima, Paulo Gomes
Third member of the Committee: Morais, Sérgio Paulo
Fourth member of the Committee: Previtali, Fabiane Santana
Summary: A profissão docente, em sua essência, carece de análises e estudos no que tange aos movimentos de valorização da carreira em seu aspecto ampliado que envolve remuneração, formação (inicial e continuada), condições de trabalho, desenvolvimento profissional e reconhecimento social. Ao enfatizar discussões como estas, estamos buscando superar a irresponsável responsabilização do professor pelo fracasso da escola pública. Acreditamos que o caminho seja a partir da imersão das diferentes intervenções das políticas educacionais sobre a ação docente, no contexto diário de sua busca e prática profissional. Essa pesquisa exploratória e descritiva busca compreender como ocorre a transposição de políticas públicas que discursam sobre a valorização docente junto aos professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG, no período de 2009 a 2019. A materialização desta pesquisa pautou-se em análise bibliográfica crítica, de cunho dialético, vislumbrando destacar categorias como a reestruturação do capitalismo, do trabalho e da profissão docente, bem como a valorização profissional ampla dos trabalhadores da educação. A partir desta teia de reflexões advindas deste movimento, buscamos identificar aspectos de valorização da carreira docente em documentos, nacionais e municipais por meio de pesquisa documental. Por fim, voltamos à pesquisa de campo, com a coleta de dados, por meio de aplicação de survey (questionário on-line), em que direcionamos questionamentos aos professores que ministram aulas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Uberaba por meio de um estudo de caso. O questionário visa apontar a compreensão dos mesmos sobre a materialização do Plano de Carreira do Magistério, em especial, as manifestações em torno da valorização, incluindo plano de carreira, salários, formação e demais implicações objetivas dessa realidade empírica. A organização de todas estas informações permitiu estruturarmos conhecimentos que ratificam a não valorização do professor no contexto estudado, bem como a insuficiente operacionalização das políticas instituídas para tal. Acreditamos ser um trabalho com grande importância por traçar uma perspectiva sobre a materialização de políticas e desdobramentos no espaço-foco – a “escola pública” municipal de Uberaba/MG.
Abstract: The teaching profession in its essence lacks analyzes and studies regarding the movements of appreciation of the career in its extended aspect, which involves remuneration, training (initial and continuing), working conditions, professional development and social recognition. By emphasizing discussions like these, we seek to overcome the irresponsible accountability of the teacher for the failure of the public school. We believe that the direction to do that is based on the emergence of the different interventions of educational policies on teaching action, in their daily context of their search and professional practice. This exploratory and descriptive research seeks to understand how the transposition of public policies discuss teacher valorization with teachers of Elementary School I of the municipal education system of Uberaba/MG, from 2009 to 2019. The materialization of this research was based on a critical bibliographic analysis, of a dialectical nature, aiming to emphasise categories such as the restructuring of capitalism, work and the teaching profession, as well as the broad professional valorization of education workers. From the reflections arising from this movement, we seek to identify aspects of valuing the teaching career in documents, both national and municipal, through documentary research. Finally, we move on to field research, with data collection through the application of a survey (online questionnaire), in which we direct questions to teachers who have classes in the early years of Elementary Education of the municipal education system of Uberaba using a case study. The questionnaire aims to point out their understanding of the materialization of the teaching career plan, especially the manifestations around valorization, including career plan, salaries, training and other objective implications of this empirical reality. The organization of all this information allowed us to structure knowledge that confirms the lack of appreciation of the teacher in the studied context, as well as the insufficient operationalization of the policies regarding this purpose. We believe it is a work of great importance because it draws a perspective on the materialization of policies and developments in the focused space - the municipal “public school” in Uberaba/MG.
Keywords: Método Marxiano
Políticas Públicas
Precarização
Profissão docente
Valorização da carreira
Marxian Method
Public policy
Precariousness
Teaching profession
Career enhancement
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Professores
Escolas públicas
Política pública
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: VASCONCELOS, Juliene Silva. Valorização dos professores da rede municipal de ensino de Uberaba/MG (2009-2019). 2021. 424 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5527.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5527
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32518
Date of defense: 30-Apr-2021
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