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dc.creatorElísio, Régis Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-07-22T16:52:30Z-
dc.date.available2021-07-22T16:52:30Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationELISIO, Régis Rodrigues. Comissões de Heteroidentificação: discursos, práticas e perspectivas das cotas raciais no Brasil. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5534pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32501-
dc.description.abstractThis paper has the goal to question, from a historical perspective, the process of the institution of the Heteroidentification Commissions as a determining mechanism for the use of racial quotas in Brazil. Therefore, the trajectory of affirmative actions institutionalization in educational policies is evidenced with focus on the Black Social Movement protagonism. Furthermore, we present a survey of the institutions that have established the heteroidentification criterion as part of the entrance selection, highlighting feasible paradoxes in the conduction of these works. At last, we bring to the surface the conflicts that involve this theme, outlining perspectives on this matter for the Brazilian context.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento Negropt_BR
dc.subjectBlack Movementpt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectRacial quotaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHeteroidentificaçãopt_BR
dc.subjectHeteroidentificationpt_BR
dc.titleComissões de Heteroidentificação: discursos, práticas e perspectivas das cotas raciais no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHeteroidentification Commissions: discourses, practices and perspectives of racial quotas in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Jorgetânia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521221775825323pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8068581587738031pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Aguinaldo Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408519048864585pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5875381781695175pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo interrogar a partir da perspectiva histórica, o processo de instituição das Comissões de Heteroidentificação como mecanismo de averiguação para uso das cotas raciais no Brasil. Para tanto, evidencia-se a trajetória de institucionalização das ações afirmativas nas políticas educacionais com foco no protagonismo do Movimento Social Negro. Além disto, apresentamos um levantamento das instituições que instauraram o critério de heteroidentificação como parte da seleção de ingresso, evidenciando exequíveis paradoxos na condução destes trabalhos. Por fim, trazemos para a superfície os conflitos que envolvem esta temática, traçando perspectivas a respeito desta matéria para o contexto brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5534pt_BR
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
dc.subject.autorizadoNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
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