Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32482
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A importância das atividades lúdico-pedagógicas nas séries finais do Ensino Fundamental: um estudo de caso do uso do avental de contação de história aplicado ao solo na escola Rotary- Ituiutaba/MG
Autor: Gonçalves, Fernanda Dutra
Primer orientador: Miyazaki, Leda Correia Pedro
Primer miembro de la banca: Silva, Saul Moreira Silva Saul Moreira
Segundo miembro de la banca: Alencar, Diêmison Ladislau Alencar Diêmison Ladislau
Resumen: RESUMO Este trabalho tem como tema a importância das atividades lúdico-pedagógicas em sala de aula aplicadas ao ensino de solos, no sentido de ser um facilitador do processo ensino aprendeizagem. Assim, o objetivo geral foi analisar a importância das atividades lúdico pedagógicas associadas a utilização de um material didático chamado de “Avental de contação de histórias” envolvendo o tema “Solos e fatores de formação”. Já os objetivos específicos foram: A) elaborar uma historinha infantil lúdica sobre o tema solos e fatores de formação, para ser contada em uma atividade lúdico-pedagógica; B) confeccionar um material pedagógico definido como “Avental de contação de histórias” para as atividades lúdicas(fantoches, cenário entre outros elementos) para apresentar a formação dos solos, C) realizar uma oficina de elaboração de fantoches tanto para discentes de Geografia, quanto professores do ensino fundamental, D) avaliar a oficina que envolveu a contação de histótias com o material didático ludico pedagógico por meio de roda de conversa com os alunos. Para isso, os procedimentos metodológicos selecionados foram: a) Revisão bibliográfica sobre o tema de pesquisa; b) Confecção dos fantoches; c) Aplicação de oficina em Escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental e para discentes e docentes que trabalham com o tema, d) Registro das atividades realizadas e) observação do nível de aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que a divulgação ciêntífica do tema “Solos e fatores de formação” por meio da contação de história e envolvendo uma atividade lúdica com o auxilio do avental de contação de histórias é bastante incipiente na escola e no 5° e 8° ano do Ensino Fundamental. Foi possível constatar na roda de conversa como os alunos entenderam o tema abordado e que a atividade de contação de história e o uso do avental despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos que participaram da oficina. Em relação a oficina de elaboração de material didático foi possível perceber que os participantes (professores e futuro professores) aprenderam a técnica de elaboração de fantoche com o uso do feltro e como a atividade lúdica envolvendo a contação de história é capaz de dispertar o interesse do aluno para o tema solos e fatores de formação, ainda sendo possível criar novas histórias com os personagens elaborador e os cenários montados no avental.
Abstract: ABSTRACT: This work has as its theme the importance of playful-pedagogical activities in the classroom applied to the teaching of soils, in the sense of being a facilitator of the teaching-learning process. Thus, the general objective was to analyze the importance of playful-pedagogical activities associated with the use of a didactic material called “Storytelling Apron” involving the theme “Soils and formation factors”. The specific objectives were: A) to elaborate a playful children's story on the theme of soils and formation factors, to be told in a playful pedagogical activity; B) make a pedagogical material defined as a "storytelling apron" for playful activities (puppets, scenery, among other elements) to present the formation of the soils, C) hold a puppet making workshop for both Geography students and elementary school teachers, D) evaluate the workshop that involved storytelling with the playful pedagogical didactic material through a conversation wheel with the students. For this, the selected methodological procedures were: a) Literature review on the research topic; b) Making the puppets; c) Application of a workshop in public schools in the final years of elementary school and for students and teachers who work with the theme, d) Record of activities carried out e) observation of the students' learning level. The results obtained showed that the scientific dissemination of the theme "Soils and formation factors" through storytelling and involving a playful activity with the aid of the storytelling apron is quite incipient at school and in the 5th and 8th grade of Elementary School. It was possible to see in the conversation circle how the students understood the topic addressed and that the storytelling activity and the use of the apron aroused the curiosity and interest of the students who participated in the workshop. Regarding the workshop for the elaboration of teaching material, it was possible to notice that the participants (teachers and future teachers) learned the technique of making a puppet with the use of felt and how the playful activity involving storytelling is able to arouse the interest of the student for the theme of soils and training factors, it is still possible to create new stories with the creator characters and the scenarios mounted on the apron.
Palabras clave: Material lúdico
Pedagógico
Fantoche e teatro
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GONÇALVES, Fernanda Dutra. A importância das atividades lúdico-pedagógicas nas séries finais do Ensino Fundamental: um estudo de caso do uso do avental de contação de história aplicado ao solo na escola Rotary- Ituiutaba/MG. 2021. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia ) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32482
Fecha de defensa: 10-jul-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImportânciaDasAtividades.pdf2.5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.