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dc.creatorCatani, Renata Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-07-19T17:16:51Z-
dc.date.available2021-07-19T17:16:51Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.identifier.citationCATANI, Renata Rodrigues. Validação da versão brasileira da Four Habits Coding Scheme: uma escala para avaliação das habilidades de comunicação de estudantes no encontro clínico. 2021 104 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5517pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32480-
dc.description.abstractIntroduction: The Four Habits Coding Scheme (4HCS) is an instrument used to assess the communication skills of students and health professionals in clinical practice. The Portuguese translation of this scale has not been validated in Brazil. Objectives: To validate the 23 items of the 4HCS through the assessment of its psychometric properties, according to the recommendations of the Consensus-based Standards for the selection of health status Measurement INstruments (COSMIN). Methods: Three external observers assessed twelve medical students and twelve medicine residents in real teaching environments. We calculated reliability with ICC, Cronbach's alpha, Fleiss' Kappa's, and Kendall's coefficients. The structural construct validity was calculated using the Spearman correlation with the Jefferson Scale of Empathy (JSE) and the Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS). We performed the hypothesis test validation by comparing the 4HCS scores of students and residents with the Mann-Whitney test. Results: The scale presented good internal consistency (Cronbach's alpha = 0.94), high intraobserver agreement (ICC = 0.76), and low interobserver agreement (Fleiss' Kappa = 0.25; Kendall = 0.036). The correlations between the scores of JSE, PPOS, and 4HCS were weak and not significant (p=0.15). The scale had good discrimination performance between medical students and residents in all habits (p ≤ 0.01). Conclusion: The 4HCS is a valid and reliable instrument and can be used in Brazil to teach and assess the communication skills in health. The 4HCS is an important advance for the teaching and assessment of health communication in Brazil and may be used for comparisons with international studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectHealth communicationpt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectClinical competencept_BR
dc.subjectValidation studiespt_BR
dc.titleValidação da versão brasileira da Four Habits Coding Scheme: uma escala para avaliação das habilidades de comunicação de estudantes no encontro clínicopt_BR
dc.title.alternativeValidation of the Brazilian version of the Four Habits Coding Scheme: a scale to assess communication skills of students in the clinical encounterpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Paro, Helena Borges Martins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426268075449547pt_BR
dc.contributor.referee1Brilhante, Aline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2104373757562770pt_BR
dc.contributor.referee2Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256988624383740pt_BR
dc.contributor.referee3Bonini, Marília Martins Prado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4530025137602136pt_BR
dc.contributor.referee4Grosseman, Suely-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370187050750881pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052122570038977pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A Four Habits Coding Scheme (4HCS), em português Escala de Codificação de Quatro Hábitos (EC4H), é uma escala desenvolvida para avaliar as habilidades de comunicação em saúde de estudantes e profissionais de saúde na prática clínica. A escala tem tradução e adaptação para a língua portuguesa do Brasil, porém ainda não foi validada. Objetivos: Validar a EC4H a partir da avaliação das propriedades psicométricas da escala, de acordo com as recomendações do Consensus-based Standards for the selection of health status Measurement INstruments (COSMIN). Método: Doze estudantes do internato e doze residentes do curso de Medicina foram avaliados, em ambientes reais de ensino, por três observadores externos. Calculou-se a confiabilidade com Índice de Correlação Intraclasse (ICC), alfa Cronbach, coeficiente de Kappa Fleiss e Kendall. A validade de construto estrutural foi calculada por correlação de Spearman com a Escala Jefferson de Empatia (EJE) e a Escala Orientação Médico Profissional (EOMP) e pelo teste de hipótese com comparação dos escores da EC4H entre estudantes e residentes com cálculo de Mann Withney. Resultados: A escala possui uma boa consistência interna (alfa Cronbach 0,94). Possui alta concordância intraobservador (CCI 0,76) e baixa interobservador (Kappa Fleiss 0,25; Kendall 0,036). As correlações entre os escores da EJE, EOMP e da EC4H foram fracos e não significativos (p=0,15). A escala discrimina bem os internos dos residentes em todos os hábitos (p ≤0,01). Conclusão: A EC4H é uma escala válida e confiável, segundo as recomendações do COSMIN, e pode ser utilizada no Brasil para o ensino e avaliação das habilidades de comunicação em saúde. A EC4H representa um importante avanço para a avaliação da comunicação no Brasil e poderá ser utilizada para comparações com estudos internacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5517pt_BR
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
dc.subject.autorizadoEducação médicapt_BR
dc.subject.autorizadoComunicação na saúde públicapt_BR
dc.subject.autorizadoCompetência clínicapt_BR
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