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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32480
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Catani, Renata Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-19T17:16:51Z | - |
dc.date.available | 2021-07-19T17:16:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
dc.identifier.citation | CATANI, Renata Rodrigues. Validação da versão brasileira da Four Habits Coding Scheme: uma escala para avaliação das habilidades de comunicação de estudantes no encontro clínico. 2021 104 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5517 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32480 | - |
dc.description.abstract | Introduction: The Four Habits Coding Scheme (4HCS) is an instrument used to assess the communication skills of students and health professionals in clinical practice. The Portuguese translation of this scale has not been validated in Brazil. Objectives: To validate the 23 items of the 4HCS through the assessment of its psychometric properties, according to the recommendations of the Consensus-based Standards for the selection of health status Measurement INstruments (COSMIN). Methods: Three external observers assessed twelve medical students and twelve medicine residents in real teaching environments. We calculated reliability with ICC, Cronbach's alpha, Fleiss' Kappa's, and Kendall's coefficients. The structural construct validity was calculated using the Spearman correlation with the Jefferson Scale of Empathy (JSE) and the Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS). We performed the hypothesis test validation by comparing the 4HCS scores of students and residents with the Mann-Whitney test. Results: The scale presented good internal consistency (Cronbach's alpha = 0.94), high intraobserver agreement (ICC = 0.76), and low interobserver agreement (Fleiss' Kappa = 0.25; Kendall = 0.036). The correlations between the scores of JSE, PPOS, and 4HCS were weak and not significant (p=0.15). The scale had good discrimination performance between medical students and residents in all habits (p ≤ 0.01). Conclusion: The 4HCS is a valid and reliable instrument and can be used in Brazil to teach and assess the communication skills in health. The 4HCS is an important advance for the teaching and assessment of health communication in Brazil and may be used for comparisons with international studies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Competência clínica | pt_BR |
dc.subject | Estudo de validação | pt_BR |
dc.subject | Medical education | pt_BR |
dc.subject | Health communication | pt_BR |
dc.subject | Educational assessment | pt_BR |
dc.subject | Clinical competence | pt_BR |
dc.subject | Validation studies | pt_BR |
dc.title | Validação da versão brasileira da Four Habits Coding Scheme: uma escala para avaliação das habilidades de comunicação de estudantes no encontro clínico | pt_BR |
dc.title.alternative | Validation of the Brazilian version of the Four Habits Coding Scheme: a scale to assess communication skills of students in the clinical encounter | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paro, Helena Borges Martins da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5426268075449547 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brilhante, Aline | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2104373757562770 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rinaldi, Ana Elisa Madalena | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9256988624383740 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bonini, Marília Martins Prado | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4530025137602136 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Grosseman, Suely | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370187050750881 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4052122570038977 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: A Four Habits Coding Scheme (4HCS), em português Escala de Codificação de Quatro Hábitos (EC4H), é uma escala desenvolvida para avaliar as habilidades de comunicação em saúde de estudantes e profissionais de saúde na prática clínica. A escala tem tradução e adaptação para a língua portuguesa do Brasil, porém ainda não foi validada. Objetivos: Validar a EC4H a partir da avaliação das propriedades psicométricas da escala, de acordo com as recomendações do Consensus-based Standards for the selection of health status Measurement INstruments (COSMIN). Método: Doze estudantes do internato e doze residentes do curso de Medicina foram avaliados, em ambientes reais de ensino, por três observadores externos. Calculou-se a confiabilidade com Índice de Correlação Intraclasse (ICC), alfa Cronbach, coeficiente de Kappa Fleiss e Kendall. A validade de construto estrutural foi calculada por correlação de Spearman com a Escala Jefferson de Empatia (EJE) e a Escala Orientação Médico Profissional (EOMP) e pelo teste de hipótese com comparação dos escores da EC4H entre estudantes e residentes com cálculo de Mann Withney. Resultados: A escala possui uma boa consistência interna (alfa Cronbach 0,94). Possui alta concordância intraobservador (CCI 0,76) e baixa interobservador (Kappa Fleiss 0,25; Kendall 0,036). As correlações entre os escores da EJE, EOMP e da EC4H foram fracos e não significativos (p=0,15). A escala discrimina bem os internos dos residentes em todos os hábitos (p ≤0,01). Conclusão: A EC4H é uma escala válida e confiável, segundo as recomendações do COSMIN, e pode ser utilizada no Brasil para o ensino e avaliação das habilidades de comunicação em saúde. A EC4H representa um importante avanço para a avaliação da comunicação no Brasil e poderá ser utilizada para comparações com estudos internacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.sizeorduration | 104 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5517 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | d6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1 | - |
dc.subject.autorizado | Educação médica | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Comunicação na saúde pública | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Competência clínica | pt_BR |
Appears in Collections: | TESE - Ciências da Saúde |
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