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dc.creatorQueiroz, Daisi Parreira de-
dc.date.accessioned2021-07-14T19:59:33Z-
dc.date.available2021-07-14T19:59:33Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Daisi Parreira de. A produção de materiais didáticos e sequência didática aplicada ao conhecimento de geomorfologia no Ensino Médio. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32469-
dc.description.abstractAt all times, education presents us with different challenges and gaining the attention and interest of students becomes increasingly complex. It is observed that the use of various teaching materials, combined with the use of textbooks, offers the student and teacher a better teaching and learning process. After reading about the different methodologies and the elaboration of teaching materials, we realized that practical and playful classes place the student at the center of the teaching process and make him interested in knowledge, being a participating agent in the process of building his knowledge. Thus, the general objective of this research was to analyze the content focused on the theme "Geomorphology" in the textbook that is used in high school at school Estadual Antonio Souza Martins, from this analysis, prepare a didactic sequence using playful-pedagogical teaching materials, focused on the theme “Forms of Reliefs, processes and their representations”. Therefore, the methodological procedures were: A) Bibliographic survey on the topic investigated; B) Research on recreational and educational activities on relief; C) structuring of a didactic sequence, working with the use of the textbook, the playful pedagogical teaching materials and field work, D) quantitative and qualitative analysis of the textbook. Thus, the analysis of the textbook showed that it is an important material for the act of teaching in High School, however it cannot be used as a single teaching material, it was found that the analyzed book has an adequate content with regard to the concepts and theories, except that it still indirectly expresses the dichotomy of Geography, when separating the dynamics of society and nature when addressing the physical content. It was also possible to verify at the time of the literature review that DS is a very important strategy for teachers, as well-planned classes are essential to involve the student and expand the repertoire of geomorphological knowledge. The use of teaching materials linked to recreational activities end up arousing interest and curiosity about the theme relief, since it is an abstract concept. Each of the didactic materials and SD has the function of helping teaching practice and stimulating students' curiosity, in addition to providing a better absorption of such abstract content as Geomorphology.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeomorfologiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleA produção de materiais didáticos e sequência didática aplicada ao conhecimento geomorfológico no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miyazaki, Leda Correia Pedro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6763928879571275pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.referee2Costa, Húrbio Rodrigues de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4803252672710955pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA todo momento a educação nos propõe diversos desafios e conquistar a atenção e interesse dos alunos fica cada vez mais complexo. Observa-se que a utilização de diversos materiais didáticos, aliados ao uso do livro didático, oferece ao aluno e ao professor um melhor processo de ensino e aprendizagem. Após a leitura acerca das diferentes metodologias e a elaboração de materiais didáticos, percebemos que aulas práticas e lúdicas colocam o aluno no centro do processo de ensino e faz com que ele se interesse pelo conhecimento, sendo agente participante do processo de construção do seu conhecimento. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o conteúdo voltado para o tema “Geomorfologia” no livro didático que é utilizado no Ensino Médio na escola Estadual Antonio Souza Martins, a partir dessa análise elaborar uma sequência didática utilizando materiais didáticos lúdicos-pedagógicos, voltada ao tema “Formas de Relevos, processos e suas representações”. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram: A) Levantamento bibliográfico sobre o tema investigado; B) Pesquisa sobre atividades lúdico-pedagógicas sobre o relevo; C) estruturação de uma sequência didática, trabalhando a utilização do livro didático, os materiais didáticos lúdico pedagógicos e um trabalho de campo, D) análise quantitativa e qualitativa do livro didático. Assim, a análise do livro didático demonstrou que é um material importante para o ato de ensinar no Ensino Médio, no entanto não pode ser utilizado como material didático único, foi constatado que o livro analisado apresenta um conteúdo adequado no que se refere aos conceitos e teorias, exceto que ainda expressa de forma indireta a dicotomia da Geografia, ao se separar as dinâmicas da sociedade e natureza quando abordado o conteúdo físico. Também foi possível constatar no momento da revisão bibliográfica que a SD é uma estratégia muito importante para os professores, pois aulas bem planejadas são indispensáveis para envolver o aluno e ampliar o repertório sobre o conhecimento geomorfológico. O uso de materiais didáticos atrelado as atividades lúdicas acabam despertando o interesse e a curiosidade sobre o tema relevo, uma vez que se trata de um conceito abstrato. Cada um dos materiais didáticos e a SD possui a função de auxiliar a prática docente e estimular a curiosidade dos alunos, além de proporcionar uma melhor absorção de um conteúdo tão abstrato quanto a Geomorfologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

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