Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32466
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Atividade de inseticidas sobre o bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis Boheman, 1843 (coleoptera: curculionidae)
Autor(es): Neves, Carolline Navarro
Primeiro orientador: Celoto, Fernando Juari
Primeiro membro da banca: Celoto, Mercia Ikarugi Bomfim
Segundo membro da banca: Freitas, Natalia Martins
Resumo: O bicudo do algodoeiro Anthonomus grandis Boheman, 1843 (Coleoptera: Curculionidae), ocupa a primeira posição no ranking de pragas de maior relevância econômica para a cultura do algodoeiro, devido a seus danos e a dificuldade de controle. O controle químico é uma das formas mais utilizadas para o manejo da praga. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade de diferentes inseticidas sobre a mortalidade de populações do bicudo da região de Uberlândia-MG, em infestação artificial. O experimento foi instalado na Fazenda Experimental Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia, localizada em Uberlândia/MG, seguindo delineamento em blocos casualizados, com sete tratamentos e quatro repetições. Cada parcela constou de cinco linhas da cultura, espaçadas de 0,8 metros entre linhas, com seis metros de comprimento, totalizando 24m². Os inseticidas testados foram: Malathion 500 EC, Polytrin, Engeo Pleno, Connect, Bulldock 125 SC, Marshal 200 SC e testemunha (sem inseticida). Para a obtenção dos insetos utilizados no experimento, foram coletadas estruturas reprodutivas (botões florais e maçãs) do algodão com sintomas de ovoposição do bicudo em área de algodão cultivada na Fazenda Experimental Capim Branco. Após a coleta as estruturas botões florais foram mantidas em gaiolas nas dependências do Laboratório de Defensivos Agrícolas até a emergência dos insetos, possibilitando utilizar insetos com a mesma idade no experimento. Após a obtenção dos bicudos estes foram aprisionados 10 insetos, no ponteiro das plantas, com gaiolas confeccionadas com tecido tipo “tule” com tamanho de 30cm de largura por 50 cm de comprimento. Foram realizadas duas aplicações com intervalo de sete dias utilizando-se um pulverizador costal equipado com ponta tipo cone vazio (TXVK-6), com pressão de trabalho de 40 psi e com volume de calda de 150 L/ha. Foram realizadas duas infestações cada aplicação, para avaliar efeito de choque e residual dos inseticidas. As avaliações de mortalidade foram realizadas pela contagem do número de bicudos vivos e mortos por parcela, dois dias após cada infestação. Nas avaliações de efeito de choque, onde os bicudos foram pulverizados nas gaiolas, os melhores inseticidas foram Engeo Pleno, Connect, Bulldock 125 SC, Marshal Star, Polytrin e Malathion. Nas avaliações de efeito residual, onde os insetos foram contaminados com o resíduo dos inseticidas via tarso os melhores produtos foram Marshal 200 SC, Connect e Polytrin, Malathion, Bulldock 125 SC e Engeo Pleno respectivamente.
Palavras-chave: Controle químico
MIP
Gossypium hirsutum
Chemical control
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NEVES, Carolline. Atividade de inseticidas sobre o bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis Boheman, 1843 (coleoptera: curculionidae). 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32466
Data de defesa: 2-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtividadesInceticidasBicudos.pdf377.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.