Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDurães, Amanda Dias Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-12T16:26:00Z-
dc.date.available2021-07-12T16:26:00Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.citationDURÃES, Amanda Dias Oliveira.Ferramenta para o auxílio da aprendizagem no paradigma de orientação a objetos. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32440-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProgramação orientada a objetospt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJavapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleFerramenta para o auxílio da aprendizagem no paradigma de orientação a objetospt_BR
dc.title.alternativeTool to aid learning in Object Orientation paradigmpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulino, Alessandra Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8756345494319305pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Thiago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887726177714522pt_BR
dc.contributor.referee2Tuma, Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916152883066962pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos têm-se notado um aumento do número de evasões e reprovações na graduação em disciplinas de programação, incluindo disciplinas relacionadas ao paradigma de Orientação a Objetos (OO), então também tem aumentado a procura por soluções para a redução destes índices. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Sis tema Web, com o intuito de auxiliar alunos e professores no processo ensino-aprendizagem deste paradigma. Para isso foram utilizados Hypertext Preprocessor (PHP) juntamente com o padrão de projeto arquitetural Model-View-Controller (MVC), e elementos de ga mificação. Do ponto de vista do aluno, o sistema desenvolvido deve auxiliá-lo a testar o seu aprendizado com feedback imediato, dar apoio ao ensino do tópico de OO por meio da disponibilização organizada de materiais e vídeos complementares, além de fornecer uma ótima oportunidade de o mesmo verificar suas dificuldades e facilidades ao longo da aprendizagem, podendo verificar o desempenho da turma e ser incentivado por meio da competição. Do ponto de vista do professor, o sistema desenvolvido deve facilitar a veri ficação de quais assuntos precisam ser reforçados, sendo uma forma de avaliar de forma fácil e rápida o aprendizado dos alunos para que possam ter um melhor aproveitamento ao longo da disciplina, diminuindo assim as taxas de evasão e reprovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSpt_BR
dc.description.embargo2021-07-09-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FerramentaParaAuxílio.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons