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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32434
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5489-8464 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Isaias Cândido da |
Primeiro orientador: | Saiani, Carlos Cesar Santejo |
Primeiro membro da banca: | Verísssimo, Michele Polline |
Segundo membro da banca: | Castro, Marcelo Araújo |
Resumo: | Atualmente, é consenso que a educação proporciona diversos pontos positivos para o desenvolvimento econômico. Partindo desta compreensão comum, esta monografia visa analisar os efeitos da extensão da carga horária escolar sobre o desempenho discente do ciclo fundamental dos municípios mineiros. Para medir o desempenho escolar, foram considerados dados sobre a taxa de aprovação e de abandono, além da nota média na Prova Brasil. Para tanto, estimou-se modelos com dados em painel, aplicando o método de efeitos fixos, para os anos de 2011, 2013 e 2015. Os resultados obtidos foram mais robustos quando considerado o 9º ano. Encontrou-se efeitos positivos sobre as notas de língua portuguesa no 5º e no 9º ano, mas, ao incluir variáveis de controle, a variável de interesse não foi significativa para explicar as notas na prova. Para as notas de matemática, o efeito da extensão da jornada escolar foi negativo no 5º ano e positivo no 9º. Efeitos positivos também foram encontrados sobre a taxa de aprovação nos dois ciclos do ensino fundamental. Sobre a taxa de abandono, o efeito foi negativo para o 5º ano e positivo para o 9º, ou seja, os resultados apontam que o aumento da carga horária reduz a taxa de abandono no 5º ano, porém aumenta a taxa no 9º ano. |
Abstract: | Currently, the claim according to which education provides several positive points for economic development is a common understanding. Based on this consensus, this work intends to verify the effects of the lengthening of school day on the performance of elementary school students from Minas Gerais municipalities. In order to measure students’ school performance, we considered data on pass and dropout rate as well as the average score obtained by each municipality in Prova Brasil. For this purpose, we estimated models with panel data, applying Fixed Effects on 2011, 2013, and 2015 years. The results were more robust when considering the 9th year. Positive effects were found on language scores in 5th and 9th graders, but when control variables were included in the analysis the variable of interest was not significant to explain the test scores. When it comes to Math scores, the lengthening of school day showed a negative impact in 5th grade but not in 9th. Positive effects were also found on the pass rate in both grades. Regarding the dropout rate, the effect was negative for 5th grade and positive for 9th, i.e., the results show that the increase in study load reduces the dropout rate in the 5th grade, but increases the same rate in the 9th grade. |
Palavras-chave: | Economia da educação Ensino integral Dados em painel Desenvolvimento econômico |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Isaias Cândido da. O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental 2021. 68 f. Trabalho d Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia 2021 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32434 |
Data de defesa: | 17-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas |
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