Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32433
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Prevalência de lesão em atletas cheerleader no período de 2018-2019
Autor: Fiuza, Maria Iasmine Souza
Melo, Andressa Matias de
Mello, Marcella Schroder de
Marçal, Wendell Giroldo
Primer orientador: Felicio, Lilian Ramiro
Resumen: Cheerleading é um esporte de alto impacto fundamentado na ginástica artística, composto de bases e flyers. O esporte exige alta demanda dos tecidos e articulações, além habilidades técnicas. Com a popularização da prática deste esporte no Brasil, o número de lesões vem aumentando e com isso a necessidade em entender e verificar mecanismo de lesões, para que com isso, programas de redução de risco sejam implementados. Objetivos: 1) descrever os principais tipos, mecanismo e áreas afetadas relacionadas com o cheerleading e 2) comparar frequência de lesões músculo-esqueléticas entre atletas masculinos e femininos e bases e flyers. Método: Um total de 133 questionários foram respondidos por atletas de cheerleader de ambos os gêneros. O questionário apresentou itens relacionados a presença de lesões, as regiões envolvidas e o mecanismo da lesão. Resultados: Observou-se uma elevada frequência de lesões músculo-esqueléticas, sendo as lesões musculares, em ambos os gêneros, as mais frequente, 38% dos homens e 26,9% em mulheres. Posteriormente, os entorses com cerca de 22,3% e 25,8% respectivamente. Dentre as regiões mais afetadas, em atletas mulheres, o tornozelo é o mais comum com cerca de 19% do total de lesão, já nos atletas do gênero masculino, punho/mão apresentou 27% das lesões. Conclusão: A identificação da prevalência das lesões e mecanismos de lesão pode contribuir para uma abordagem terapêutica mais efetiva que visa melhor desempenho dos atletas de acordo com sua função exercida no esporte. De forma geral, todos os atletas devem realizar um trabalho muscular enfocando tronco, sendo que os atletas bases devem priorizar treino com enfoque na musculatura de membros superiores, e flyers com foco em estabilizadores do membro inferior.
Palabras clave: Cheerleaders
Prevalência
Lesão
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MELO, Andressa Matias de. FIUZA, Maria Iasmine Souza. MELLO, Marcella Schroder de, MARÇAL, Wendell Giroldo. Prevalência de lesão em atletas cheerleader no período de 2018-2019. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32433
Fecha de defensa: 22-nov-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PrevalênciaLesãoAtletas.pdf398.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.