Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPellissari, Maria Eduarda Clarindo-
dc.date.accessioned2021-06-25T17:30:53Z-
dc.date.available2021-06-25T17:30:53Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.citationPELLISSARI, Maria Eduarda Clarindo. Mentoria de carreira para universitárias em stem. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32216-
dc.description.abstractIn this study, a mentoring program was carried out for university students in training in STEM areas. The impact of the program on the participants was investigated, as well as the results obtained in the individual career perception. Through meetings, dynamics and discussions took place; the results obtained were analyzed by focus groups, feedbacks colected and questionnaire aplied. The results showed gains related to the increase of the perception of self-efficacy, identity, commitment and career satisfaction, as well as access to social, instrumental and informative support factors. The results indicated the need for new research on mentoring, as well as other initiatives aimed at increasing female representation in STEM areas, since these programs remain scarce for the female public, especially in the university context.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMentoriapt_BR
dc.subjectSTEMpt_BR
dc.titleMentoria de carreira para universitárias em STEMpt_BR
dc.title.alternativecareer mentoring for university students in stempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lígia Carolina Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025093926934189pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, foi realizado um programa de mentoria para universitárias em formação nas áreas STEM. Foi investigado o impacto do programa nas participantes, assim como resultados obtidos na percepção individual de carreira. Através de encontros, realizaram-se dinâmicas e discussões; resultados obtidos foram analisados via grupos focais, recolhimento de feedbacks e aplicação de questionário. Os resultados apontaram ganhos relacionados ao aumento da percepção de autoeficácia, identidade, comprometimento e satisfação na carreira, bem como acesso a fatores de apoio social, instrumental e informativo. Tais resultados indicaram a necessidade de novas pesquisas acerca da mentoria, bem como à outras iniciativas voltadas ao aumento da representatividade feminina em áreas STEM, uma vez que estes programas permanecem escassos ao público feminino, principalmente no contexto universitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2023-06-11-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MentoriaDeCarreira.pdf430.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.