Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32205
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fibromatose gengival hereditária – diagnóstico diferencial: relato de caso
Autor(es): Ferreira, Willian Rodrigues
Primeiro orientador: Alcântara, Ronan Machado de
Segundo membro da banca: Oliveira, Fabiana
Terceiro membro da banca: Loyola, Adriano
Resumo: A Fibromatose Gengival é uma condição genética rara que se caracteriza principalmente pelo crescimento excessivo, lento e progressivo do tecido gengival. Pode ocorrer de forma isolada ou como uma manifestação clínica de outras síndromes, como na Mucopolissacaridose Tipo II (MPS II). É benigna, assintomática e o tecido gengival apresenta consistência firme e coloração normal, embora o crescimento anormal da gengiva possa dificultar a higienização dos dentes, favorecendo a formação de placa e de doenças periodontais, além de alterações estéticas e funcionais. Este trabalho discute aspectos clínicos e histopatológicos da Fibromatose Gengival, tendo como base o caso clínico de uma paciente do sexo feminino diagnosticada com Fibromatose Gengival na infância que, inicialmente, devido às características fenotípicas, suspeitava-se tratar-se de MPS II. O diagnóstico diferencial com outras causas do aumento gengival baseou-se na história médica, no exame clínico da paciente e de sua mãe, na análise histopatológica e, como havia suspeita de associação com outra patologia, exames laboratoriais especializados cujos resultados foram considerados normais, incluindo análise genética de cariótipo e para erros inatos do metabolismo. O diagnóstico definitivo confirmou tratar-se de Fibromatose Gengival Hereditária. A paciente recebeu tratamento odontológico multidisciplinar e atualmente segue em acompanhamento periódico para manutenção da saúde bucal e possibilidades de recidivas do aumento gengival. Além disso, houve o esclarecimento à paciente e seus familiares sobre a Fibromatose Gengival e suas consequências, os cuidados com a higiene bucal e a possibilidade de transmissão genética dessa condição aos seus descendentes.
Palavras-chave: Mucopolissacaridose
Fibromatose gengival
Gengiva
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Willian Rodrigues. Fibromatose gengival hereditária – diagnóstico diferencial: relato de caso. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32205
Data de defesa: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FibromatoseGengivalHereditária.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.