Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2021-06-23
Title: O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
Author: Pires, Silvia Maria da Silva
First Advisor: Lopes, Vivianne Aparecida
First member of the Committee: Gonçalves, Lilia Neves
Second member of the Committee: Torres, Fernanda de Assis Oliveira
Summary: Esse estudo teve como objetivo geral compreender a percepção de três professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro sobre o uso do canto em aulas de musicalização. Para fundamentar o estudo foi feito um enquadramento teórico dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo procurou-se discutir o conceito de Musicalização, refletindo-se também sobre o seu caráter polissêmico. Já o segundo capítulo foi destinado a um olhar teórico mais específico sobre o uso do canto nas aulas de musicalização. Em termos metodológicos, considerando o problema de pesquisa estipulado – Qual a percepção de três professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro sobre o uso do canto em aulas de musicalização? – e a necessidade de aprofundamento da temática, definiu-se que a abordagem qualitativa seria a mais indicada para a busca de respostas para o problema. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três participantes criteriosamente selecionados – professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro. Após a análise aprofundada e cuidada dos dados, os resultados obtidos apontam que o canto é utilizado nas aulas de musicalização pelas três docentes entrevistadas. As docentes pontuam que estruturam caminhos diferentes para trabalhar a musicalização com faixas etárias variadas, mas que o cantar está sempre presente, por exemplo, na aprendizagem de repertório, na realização de atividades e jogos musicais que envolvam o canto.
Abstract: This study aimed to understand the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons. To support the study, a theoretical framework divided into two chapters was made. In the first chapter, we tried to discuss the concept of Musicalization, also reflecting on its polysemic character. The second chapter was aimed at a more specific theoretical look at the use of singing in musicalization lessons. In methodological terms, considering the stipulated research problem – What is the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons? - and the need to deepen the theme, it was defined that the qualitative approach would be the most suitable for the search for answers to the problem. Thus, semi-structured interviews were conducted with three carefully selected participants – music teachers working in the Triângulo Mineiro region. After an in-depth and careful analysis of the data, the results obtained show that singing is used in musicalization classes by the three interviewed teachers. Teachers point out that they structure different ways to work musicalization with different age groups, but that singing is always present, for example, in learning repertoire, in carrying out activities and musical games that involve singing.
Keywords: Musicalização
Canto
Crianças
voz
Musicalization
Singing
Children
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PIRES, Silvia Maria da Silva. O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178
Date of defense: 20-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoCantoAulas.pdfTCC414.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons