Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Franciele Ferreira-
dc.date.accessioned2021-06-24T14:11:57Z-
dc.date.available2021-06-24T14:11:57Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.citationRESENDE, Franciele Ferreira. Cheerleading e motivação: um estudo com equipes universitárias brasileiras. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32167-
dc.description.abstractThis study aimed to identify the reasons that lead university students to practice cheerleading. We sought to map the socio-demographic profile of these students; identify the factors that led them to integrate and what leads them to remain in the team; and assess the main difficulties faced by these students and their teams. For data collection, the following were used: sociodemographic questionnaire; Participation Motivation Questionnaire; questionnaire with discursive questions. The study included 100 student-athletes, 77 women and 23 men, aged between 18 and 27 years old. The results showed that the main factor that drives these students to practice the sport is the search for “technical competence”; and what led them to join a team was their “passion / admiration” for the sport. The maintenance of the team is motivated by the "bond" with other members; and the main difficulties encountered by students and teams are "financial problems". From the moment they join a team, the motivations of these students become much more intrinsic than extrinsic. The search for technical competence and skills improvement are confronted by financial problems, which can contribute to the athletes' demotivation. Although the “bond with the team” is appointed as the main motivational factor for staying on the team, the affiliation factor was not very expressive. Conclusion: from the moment onwards, students become part of a team, the motivations of students turn to the technical development of the sport, not restricted to subjective aspects.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCheerleadingpt_BR
dc.subjectEsporte universitáriopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleCheerleading e motivação: um estudo com equipes universitárias brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.contributor.referee1Bitter, Sigrid-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525441527450254pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , Luiz Carlos Avelino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679228167054333pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva identificar os motivos que levam estudantes universitários a praticarem cheerleading. Para tanto, buscou-se mapear o perfil sociodemográfico desses estudantes; identificar os fatores que os levaram a integrar e o que os leva a permanecer na equipe; e avaliar as principais dificuldades enfrentadas por esses alunos e por suas equipes. Para a coleta de dados foram utilizados: questionário sociodemográfico; Participation Motivation Questionnaire; questionário com questões discursivas. Participaram do estudo 100 estudantesatletas, 77 mulheres e 23 homens, com idades entre 18 e 27 anos. Os resultados demonstraram que os principais fatores que levaram esses estudantes à prática do esporte é a busca por “competência técnica”; e o que os levou a integrar uma equipe foi a “paixão/admiração” pelo esporte. A manutenção na equipe é motivada pelo “vínculo com a equipe”; e as principais dificuldades encontradas por estudantes e equipes são “problemas financeiros”. A busca por competência técnica e melhora de habilidades são confrontadas por problemas financeiros, o que pode contribuir para a desmotivação dos atletas. Embora o “vínculo com a equipe” seja apontado como principal fator motivacional de permanência na equipe, o fator afiliação não possuiu grande expressividade. Conclusão: a partir do momento passam a integrar uma equipe as motivações dos estudantes se voltam para o desenvolvimento técnico do esporte, não se restringindo a aspectos subjetivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode96060948-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CheerleadingMotivaçãoEstudo.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons