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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Corsino, Thaís de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T18:19:52Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T18:19:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.citation | CORSINO, Thaís de Sousa. Investigando práticas de letramento: Uma pesquisa documental e bibliográfica acerca da Escola da Ponte. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.241 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32163 | - |
dc.description.abstract | The development of recent studies in the area of teaching and learning of languages suggests that the banking education model (FREIRE, 2016) is outdated, given the demands of contemporary society. Schools such as Escola da Ponte, located in Portugal, are an alternative, proposing an education that aims to develop people for life in society. This bibliographical and documentary research, based on the studies of Literacy as a situated social practice, had as theoretical support the contributions of Kleiman; de Grande (2015); Street (2008, 2012, 2013, 2014), Janks (2018), Souza (2011, 2014, 2018), Agra; Ifa (2018), Monte Mór (2018), Tagata (2017), Cope and Kalantzis (2000, 2020). The research aimed to analyze articles and academic research on Escola da Ponte, in addition to materials from the Fazer a Ponte course (2016), in order to analyze the concept of language and literacy underlying the reading and writing practices described by the corpus, verify in to what extent the analyzed materials point to the development of critical literacy of teachers and students at Escola da Ponte and, finally, to investigate the notions of school, education and society underlying literacy practices, according to the corpus materials. My analysis suggests that the pedagogical activities developed at Escola da Ponte, and described by the corpus materials, such as the Assembly, the Responsibility Groups and the daily newspaper, provide a favorable environment for the development of critical literacy on the part of students and teachers, constituting a fruitful field of study that can be used in future research. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento Crítico | pt_BR |
dc.subject | Escola da Ponte | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Critical Literacy | pt_BR |
dc.title | Investigando práticas de letramento: uma pesquisa documental e bibliográfica acerca da Escola da Ponte | pt_BR |
dc.title.alternative | Investigating literacy practices: a documentary and bibliographical research about Escola da Ponte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tagata, William Mineo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2561765490886281 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribas, Fernanda Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8897481539878157 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ono, Fabrício Tetsuya Parreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9260011905124619 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2187116983602864 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento de estudos recentes na área de ensino-aprendizagem de línguas sugere que o modelo de educação bancária (FREIRE, 2016) se encontra ultrapassado, diante das demandas da sociedade contemporânea. Escolas como a Escola da Ponte, localizada em Portugal, se colocam como uma alternativa, propondo um ensino que visa desenvolver pessoas para a vida em sociedade. Esta pesquisa bibliográfica e documental, baseada nos estudos de Letramento como prática social situada, teve como suporte teórico as contribuições de Kleiman; de Grande (2015); Street (2008, 2012, 2013, 2014), Janks (2018), Souza (2011, 2014, 2018), Agra; Ifa (2018), Monte Mór (2018), Tagata (2017), Cope e Kalantzis (2000, 2020). A pesquisa objetivou analisar artigos e pesquisas acadêmicas sobre a Escola da Ponte, além de materiais do curso Fazer a Ponte (2016), de forma a analisar o conceito de linguagem e de letramento subjacente às práticas de leitura e escrita descritas pelo corpus, verificar em que medida os materiais analisados apontam para o desenvolvimento de letramento crítico de professores e alunos da Escola da Ponte e, por último, investigar as noções de escola, educação e sociedade subjacentes às práticas de letramento, conforme os materiais do corpus. Minha análise sugere que as atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola da Ponte, e descritas pelos materiais do corpus, tais como a Assembleia, os Grupos de Responsabilidades e o Jornal do dia-a-dia, propiciam um ambiente favorável ao desenvolvimento do letramento crítico por parte dos alunos e professores, constituindo um campo de estudos profícuo que pode ser utilizado em pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.sizeorduration | 98 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.241 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | e98bd0e6-1582-48c0-b833-cbcbe9e39448 | - |
dc.subject.autorizado | Letramento | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Escrita | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Leitura | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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