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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4737-999X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Percepções e ações humanas sobre o bem-estar animal nos sistemas de produção
Author: Souza, Jéssica Lima
First Advisor: Dias, Ana Luísa Neves Alvarenga
First member of the Committee: Rocha, Águida Garreth Ferraz
Second member of the Committee: Ruela, Paulo Arthur Cardoso
Summary: O Bem-Estar animal vem ganhando a atenção de parte da sociedade, principalmente a respeito de sua aplicabilidade aos contextos científico e produtivo. Entretanto, a escassez de informações a respeito do tema não se aplica apenas aos consumidores, mas também aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos com a produção animal. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o grau de conhecimento dos brasileiros em relação ao bem-estar animal, avaliar atitudes tomadas frente a estas informações, além de analisar como os meios de comunicação interferem neste processo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa online através da aplicação de um questionário estruturado com 24 questões de múltipla escolha através do aplicativo Google Forms que coletou dados de 237 consumidores sendo 63,7%, dos respondentes pertencentes ao gênero feminino indicando que as mulheres possuem um envolvimento maior em questões relacionadas aos animais. Concluiu-se que a percepção dos consumidores sobre o bem-estar animal em relação aos produtos de origem animal, é influenciada fortemente pela escolaridade dessas pessoas e se acesso à internet. Os consumidores estão dispostos a pagar até 5% a mais por produtos que garantem o bem-estar aos animais, desde a criação ao abate, independente de sua classe social; porem existem barreiras para aquisição desses produtos como a falta de informações disponíveis para o consumidor, antes e no momento da compra, e a baixa disponibilidade dos produtos.
Abstract: Animal welfare has been gaining attention from society, especially regarding its applicability to scientific and productive contexts. However, the scarcity of information on the subject does not only apply to consumers, but also those who are directly or indirectly involved with an animal. Thus, the objective of this work was to carry out a survey on the degree of knowledge of Brazilians in relation to animal welfare, evaluate attitudes towards this information, and analyze how the media interfere in this process. For this purpose, an online survey was conducted through the application of a structured questionnaire with 24 rating questions through the Google Forms application, which collected data from 237 consumers, 63.7% of respondents belonging to the female gender, indicating that women have a greater involvement on issues related to animals. It was concluded that the perception of consumers about animal welfare in relation to products of animal origin is strongly influenced by the education of these people and their access to the internet. Consumers are willing to pay up to 5% more for products that guarantee the welfare of animals, from breeding to slaughter, regardless of their social class; however, there are barriers to purchase these products, such as the lack of information available to the consumer, before and at the time of purchase, and the low availability of the products.
Keywords: Comportamento do consumidor
Conhecimento
Alimentos de origem animal
Meios de comunicação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Jéssica Lima. Percepções e ações humanas sobre o bem-estar animal nos sistemas de produção. 2021.44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Uberlândia.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32114
Date of defense: 17-Jun-2021
Appears in Collections:TCC - Zootecnia

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