Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32095
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9347-7494
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Elaboração de procedimento operacional padrão de manutenção preventiva para máquina de hemodiálise fresenius 4008 s
Autor: Silva, Tayanne Costa
Primer orientador: Milagre, Selma Terezinha
Primer miembro de la banca: Pereira, Adriano Alves
Segundo miembro de la banca: Andrade, Adriano de Oliveira
Resumen: Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) corresponde à perda progressiva e irreversível da função dos rins, urinárias e endócrinas. Quando atinge a fase mais avançada é denominada de terminal e os rins não conseguem mais manter o controle do meio interno do paciente. Neste estágio as opções terapêuticas são os métodos de depuração artificial do sangue (diálise peritoneal ou hemodiálise) ou o transplante renal. No processo de hemodiálise utiliza-se nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EASs) as máquinas de hemodiálise que exercem a função de um rim artificial. Para manter esse EMA em condições adequadas de uso para pacientes e operadores e manter sua disponibilidade mais elevada possível existe uma manutenção preventiva (MP) programada para ser realizada anualmente no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Porém, apesar da complexidade e elevado número de detalhes dessa MP não existe ainda um Procedimento Operacional Padrão (POP) para a mesma. Objetivo: Assim o objetivo desse trabalho foi elaborar um POP para a realização da manutenção preventiva da máquina de hemodiálise modelo FRESENIUS 4008 S. Materiais e Métodos: A pesquisa para elaboração deste POP foi realizada no período de 16/09/2020 a 14/10/2020 no setor de Bioengenharia do HC-UFU. Foi feita uma pesquisa bibliográfica detalhada, leitura do manual e um minucioso estudo nos princípios de funcionamento do EMA. Resultados e Discussão: O POP foi elaborado contendo 29 atividades, entre elas Calibração da pressão arterial, Calibração de sensor de fuga de sangue, calibração da bomba de concentrado ácido e bomba de bicarbontado. Devido à alta demanda de serviços no setor de Engenharia Clínica e a redução atual de profissionais no setor, o POP foi testado por apenas um técnico do setor, que ajudou a melhorar todo o seu conteúdo. O maior obstáculo enfrentado na elaboração do POP foi deixar o guia de uma forma didática, clara e concreta, sem causar dúvidas de qualquer usufruidor do documento. Para que isso fosse possível, a ajuda do técnico responsável pela manutenção do EMA foi fundamental. Conclusão: Antes de implementar o POP, foi realizada uma séria de boas práticas em Engenharia Clínica, começando inicialmente pela busca de informações para entender o princípio de funcionamento do equipamento, tornando-se então o ponto de início do projeto. Este trabalho trouxe aprendizados extremamente importantes, mostrar a importância de um POP para garantir a qualidade e segurança do equipamento, além de uma padronização do serviço. Conclui-se então, que este trabalho contribuirá com a execução dos serviços que a Bioengenharia presta ao HC-UFU.
Palabras clave: POP
Hemodiálise
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Tayanne Costa. Elaboração de procedimento operacional padrão de manutenção preventiva para máquina de hemodiálise fresenius 4008 s. 2020. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32095
Fecha de defensa: 11-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Biomédica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ElaboraçãoDeProcedimento.pdf5.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.