Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32094
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jeniffer Lucas da-
dc.date.accessioned2021-06-21T22:42:21Z-
dc.date.available2021-06-21T22:42:21Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.citationSILVA, Jeniffer Lucas da. Proposta de um Balanced Scorecard para uma retífica de cabeçotes. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32094-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectRetífica de cabeçotespt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.titleProposta de um Balanced Scorecard para uma retífica de cabeçotespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castillo, Lucio Abimael Medrano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334229768018371pt_BR
dc.contributor.referee1Lazarin, Daniel França-
dc.contributor.referee2Carvalho, Déborah Oliveira Almeida-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm um mercado em constante mudança, o Planejamento Estratégico (PE) é uma peça chave para a sobrevivência e competitividade das empresas. Assim, com intuito de garantir um diferencial competitivo, cada vez mais as empresas têm buscado ferramentas de gestão para aprimorar suas estratégias. O Balanced Scorecard (BSC) se mostra uma metodologia essencial para gestão destas estratégias uma vez que determina metas, indicadores e iniciativas para esses objetivos estratégicos, além de oferecer estratégias alinhadas com a missão, visão e valores da organização. A XYZ Retífica de Cabeçotes é uma empresa informal que está crescendo e ganhando mercado em Barretos-SP, e que tem como objetivo crescer cada vez mais, porém não possui nenhum tipo de planejamento de médio e longo prazo, o que se apresentou como um problema na gestão. O presente estudo teve como objetivo geral a proposição de um plano estratégico para a XYZ como um diferencial competitivo e utilizando o BSC para mensurar e alinhar suas estratégias. Apresenta-se como objetivos específicos a determinação da missão, visão e valores da empresa, a análise do ambiente interno e reforçar a importância do planejamento de longo prazo. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, de natureza aplicada que é voltada para a resolução de problemas específicos. Para a coleta de dados foi realizada entrevistas semiestruturadas com o proprietário, que utilizou um instrumento de coleta previamente elaborado. Também se utilizou da observação e da análise de documentos. Fez-se uso de uma abordagem qualitativa. Com o estudo foi possível identificar as fraquezas e oportunidades da retífica e elaborar as estratégias focando nesses pontos e alinhadas com a missão, a visão e os valores. Com os objetivos estratégicos, elaborou-se o mapa estratégico com suas relações de causa e efeito, posteriormente fez-se o painel de controle, com as metas, indicadores e iniciativas para cada objetivo estratégico. Por último, estabeleceu-se um plano de ação para cada iniciativa do painel de controle, concluindo assim a proposição do planejamento estratégico da XYZ Retífica de Cabeçotes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaUmBalanced.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.