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dc.creatorPeres, Fernanda-
dc.date.accessioned2021-06-18T17:29:58Z-
dc.date.available2021-06-18T17:29:58Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.citationPERES, Fernanda. Avaliação da cultura de segurança do paciente na perspectiva dos profissionais de saúde. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32069-
dc.description.abstractIntroduction: patient safety is a set of values, behaviours and actions that an organization cultivates among its members in order to mitigate adverse events and improve the quality of healthcare provided to patients. Objectives: evaluate the patient safety culture from the perspective of health professionals of critical care units in a university hospital. Methods: observational, sectional, quantitative study conducted with 207 healthcare professionals, doctors, nurses and nursing technicians. For data collection, we used the Hospital Survey on Patient Safety Culture questionnaire, an instrument already validated for the Brazilian reality. Results: the best assessed dimension was "Organizational learning - continuous improvement" (64.4%). No dimension was considered a strong area as it did not receive a score ≥ 75%. Eight dimensions were considered weak areas (≤ 50%), with the dimension "Non-punitive response to error" being the worst assessed (20.3%). The patient safety score conferred by the professional in their area of work in the hospital (β=0.502, p<0.001) and the length of time working in the hospital (β=0.135, p=0.032) were statistically significant and when associated with the overall score. Conclusions: the study allowed identifying weaknesses within the institution, with the non-punitive response to error being the most concerning. Leaders should propose interventions that provide a blame-free environment for professionals to report adverse events. Considering patient safety as a management priority can provide better quality services offered by the organization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectQualidade da assistência à saúdept_BR
dc.subjectPatient safetypt_BR
dc.subjectOrganizational culturept_BR
dc.subjectHealth personnelpt_BR
dc.subjectQuality of health carept_BR
dc.titleAvaliação da cultura de segurança do paciente na perspectiva dos profissionais de saúdept_BR
dc.title.alternativeEvaluation of patient safety culture from the perspective of health professionalspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peres, Larissa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319613186815771pt_BR
dc.contributor.advisor1Raponi, Maria Beatriz Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092296814446576pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andrea Mara Bernardes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8001202967182989pt_BR
dc.contributor.referee2Magnabosco, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894026888765390pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771694832745171pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: a segurança do paciente é um conjunto de valores, comportamentos e ações que uma organização cultiva entre seus membros com o intuito de mitigar os eventos adversos e melhorar a qualidade da assistência de saúde oferecida aos pacientes. Objetivos: avaliar a cultura de segurança dos pacientes na perspectiva dos profissionais de saúde das unidades assistenciais de áreas críticas em um hospital universitário. Método: estudo observacional, seccional, de abordagem quantitativa, realizado com 207 profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Para coleta de dados, foi utilizado o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture, instrumento já validado para a realidade brasileira. Resultados: a dimensão melhor avaliada foi “Aprendizado Organizacional – melhoria contínua” (64,4%). Nenhuma dimensão foi considerada área forte por não receber pontuação ≥ 75%. Oito dimensões foram consideradas áreas frágeis (≤ 50%), sendo a dimensão “Respostas não punitivas aos erros” a pior avaliada (20,3%). A nota de segurança do paciente conferida pelo profissional em sua área de trabalho no hospital (β=0,502, p<0,001) e o tempo de trabalho no hospital (β=0,135, p=0,032) foram estatisticamente significativos quando associadas ao escore geral. Conclusão: o estudo permitiu identificar fragilidades dentro da instituição, sendo a resposta não punitiva aos erros a mais preocupante. Os líderes devem propor intervenções que propiciem um ambiente livre de culpa, para que os profissionais relatem os eventos adversos. Considerar a segurança do paciente como uma prioridade da gestão, pode proporcionar melhor qualidade aos serviços oferecidos pela organização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode95739667-
dc.description.embargo2023-06-07-
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