Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32046
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4826-3056
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Qualificação acadêmica de docentes dos cursos de graduação em educação física da FAEFI-UFU: análise do perfil do egresso previsto no bacharelado e na licenciatura
Título(s) alternativo(s): Academic qualification of professors of undergraduate courses in physical education at FAEFI-UFU: analysis of the profile of graduates expected in bachelor's and licentiate's
Autor(es): Graciolli, Vinícius Zanetti
Primeiro orientador: Nunes, Sérgio Inácio
Primeiro membro da banca: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Ribeiro, Gabriela Machado
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar a relação entre a qualificação acadêmica (titulação e linhas dos projetos de pesquisa) de docentes dos cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Uberlândia e o perfil do egresso expresso nos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Mais especificamente pretendemos: 1) identificar e sistematizar as informações sobre as titulações acadêmicas e linhas dos projetos de pesquisa dos docentes da FAEFI/UFU que atuam nos referidos cursos; 2) identificar o perfil do egresso de cada uma das graduações (Bacharelado e Licenciatura), tal como aparece nos PPCs. Os resultados indicam que o corpo docente mostrou-se altamente qualificado, com vasto repertório de formação acadêmica, além de que esses mesmos docentes estão capacitados e atualizados para dar prosseguimento à formação e propiciar aos discentes egressos do grau licenciatura, por exemplo, o exercício da gestão e da docência na educação básica; assim como no grau bacharelado, permitir a intervenção profissional por meio de expressões culturais do movimento humano, manifestadas nas distintas modalidades de exercícios físicos, jogos, ginásticas e esportes.
Abstract: This article aims to describe and analyze the relationship between academic qualification (degree and lines of research projects) of teachers of undergraduate courses in Physical Education (Licentiate and Bachelor's Degree) at the Federal University of Uberlandia and the profile of graduates expressed in respective Pedagogical Course Projects (PPCs). More specifically, we intend to: 1) identify and systematize information about academic degrees and lines of research projects of FAEFI/UFU professors who work in these courses; 2) identify the profile of the graduate of each of the graduations (Bachelor's and Licentiate's), as it appears in the PPCs. The results indicate that the teaching staff proved to be highly qualified, with a vast repertoire of academic training, in addition to the fact that these same teachers are trained and updated to continue their training and provide undergraduate students, for example, with the exercise of management and teaching in basic education; as well as in the bachelor's degree, allow professional intervention through cultural expressions of human movement, manifested in the different modalities of physical exercise, games, gymnastics and sports.
Palavras-chave: Educação física
Perfil do egresso
Qualificação acadêmica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GRACIOLLI, Vinícius Zanetti. Qualificação acadêmica de docentes dos cursos de graduação em educação física da FAEFI-UFU: análise do perfil do egresso previsto no bacharelado e na licenciatura. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32046
Data de defesa: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QualificaçãoAcadêmicaDocentes.pdfTCC467.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons