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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A relação entre educação e política a partir de Hannah Arendt: uma reflexão acerca do fenômeno “Escola sem partido”
Título(s) alternativo(s): The relationship between education and politics from Hannah Arendt: a reflection about the "movement school whithout party"
Autor(es): Silva, Mauro Sérgio Santos da
Primeiro orientador: Danelon, Márcio
Primeiro membro da banca: Fernandes, Paulo Irineu Barreto
Segundo membro da banca: Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Terceiro membro da banca: Amitrano, Georgia Cristina
Quarto membro da banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Resumo: Esta tese analisa o fenômeno educacional denominado Movimento Escola sem Partido (MESP) a partir de categorias do pensamento de Arendt, mormente: educação, política, natalidade e liberdade. Discorre sobre tais conceitos separadamente, bem como seu aspecto relacional consentâneo com a complexa teia conceitual da obra da autora. Contextualiza a questão do significado da política no pensamento de Arendt em sua relação com o escopo das acepções para a ideia de política no Ocidente. Apresenta seu conjunto de reflexões atinentes a essa temática, como as dimensões da vida ativa (labor, work e action); sua noção de espaço público (lugar da aparência e da visibilidade, mundo comum, espaço da palavra e da ação) e, por fim, a ideia de liberdade como razão de ser da política que exara da obra da autora e traz à tona a noção negativa de política a que Arendt se refere. Na categoria educação, situa a ideia de educação arendtiana em face de algumas das acepções educacionais erigidas ao longo do pensamento ocidental. Propõe a aproximação do propósito de compreensão da educação – notadamente, a educação em Arendt – enquanto fenômeno. Parte das ideias-base que circundam a crise na educação moderna com vistas a poder apontar o que, no pensamento de Arendt, seria a educação propriamente e, portanto, seu sentido, razão de ser. Discute a relação entre política e educação a partir do pensamento da autora, trazendo à baila as distinções entre as duas categorias e alvitrando para possíveis aproximações entre ambas. Argumenta-se em favor da tese de que o rigor de Arendt na distinção entre os domínios da política e da educação não deve ser entendido como um elogio à despolitização da educação, mas uma estratégia para evitar que a educação seja instrumentalizada ou subjugada por projetos políticos de qualquer natureza. Discorre acerca da trajetória histórica e da construção do ideário do MESP que, a partir da confusão moderna, evidenciada por Arendt, entre os domínios público e privado: estabelece uma dissociação radical entre educar e instruir; preconiza uma educação escolar destituída de seu caráter formativo, organizada a partir de sua funcionalidade; e restringe o papel da educação escolar à mera instrução e o professor a um técnico burocrata. Elidindo da educação escolar seu caráter educacional, formativo e público, institui a atmosfera propícia ao ensejo de elementos de uma lógica destoante no ambiente escolar, notadamente: a disseminação de uma premissa (a suposta existência de um processo de doutrinação nas escolas brasileiras) e a eleição de um inimigo objetivo a ser monitorado e perseguido (o professor, potencial doutrinador, corruptor). A análise do MESP sob a luz do pensamento de Arendt – tal como ocorre em momentos de crise – impele-nos à reflexão sobre o essencial, o sentido, a raison d'être, nesse caso, da educação escolar, reflexão, esta, realizada na última seção deste trabalho. Instados por Arendt e igualmente amparados por autores consoantes com seu pensamento, apontamos para aspectos fundamentais da experiência da educação escolar, demarcando elementos que a dignificam no tempo presente.
Abstract: This thesis analyzes the educational phenomenon called School Without Political Party Movement (MESP) from categories of Arendt's thought, especially: education, politics, birth and freedom. It discusses these concepts separately, as well as their relational aspect in line with the complex conceptual web of the author's work. It contextualizes the question of the meaning of politics in Arendt's thought in relation to the scope of the meanings for the idea of politics in the West. It presents its set of reflections related to this theme, such as the dimensions of active life (labor, work and action); its notion of public space (place of appearance and visibility, common world, space of word and action) and, finally, the idea of freedom as a raison d'être of the policy that emerges from the author's work and brings up the negative notion policy that Arendt refers to. In the education category, the idea of Arendtian education is placed in the face of some of the educational meanings erected throughout Western thought. It proposes the approximation of the purpose of understanding education - notably, education in Arendt - as a phenomenon. Part of the basic ideas that surround the crisis in modern education in order to be able to point out what, in Arendt's thought, would be education itself and, therefore, its meaning and reason for being. It discusses the relationship between politics and education based on the author's thinking, bringing up the distinctions between the two categories and encouraging possible approaches between them. It is argued in favor of the thesis that Arendt's rigor in the distinction between the domains of politics and education should not be understood as a compliment to the depoliticization of education, but a strategy to prevent education from being instrumentalized or subjugated by political projects of any kind. It discusses the historical trajectory and the construction of the MESP ideas, which, from the modern confusion evidenced by Arendt between the public and private domains, establishes a radical dissociation between educating and instructing; recommends school education devoid of its formative character, organized based on its functionality; and it restricts the role of school education to mere instruction and the teacher to a bureaucratic technician. By eliminating school education from its educational, formative and public character, it creates an atmosphere conducive to the opportunity for elements of a totalitarian logic (or analogous to it) in the school environment, notably: the dissemination of a deliberate lie (the supposed existence of a process of indoctrination in Brazilian schools) and the election of an objective enemy to be monitored and pursued (the teacher, potential indoctrinator, corruptor). The analysis of MESP in the light of Arendt's thought - as it occurs in times of crisis - urges us to reflect on the essential, the meaning, the raison d'être, in this case, school education, reflection, this, carried out in the last section of this paper. Urged by Arendt and equally supported by authors consonant with her thinking, we point to the fundamental aspects of the experience of school education, demarcating elements that dignify it in the present time.
Palavras-chave: Arendt.
Educação
Política
Movimento Escola sem Partido
Escola
Education
Policy
School without Political Party Movement
School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Mauro Sérgio Santos da . A relação entre educação e política a partir de Hannah Arendt: uma reflexão acerca do fenômeno "Escola sem Partido". 2021. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.146
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.146
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32032
Data de defesa: 27-Abr-2021
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