Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Faria, Ana Luiza Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T21:49:55Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15T21:49:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Ana Luiza Oliveira. Segurança alimentar como base da política pública nos governos Lula da Silva (2003-2010) – Uma análise de Soft Power –. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32003 | - |
dc.description.abstract | As a country that is historically related to malnutrition and social inequality, Brazil has faced hunger and misery for a very long time. In the late 1990s, the Rome Declaration on World Food Security (1996), under the scope of the Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), defined food security as the physical and economic access of nutritious and sufficient food that enables an active life. In that regard, an appropriate State treatment to this issue seems to be used effectively only after the government of Luiz Inácio da Silva (2003-2010). With that being said, this paper intends to study the Food and Nutrition Security (FSN) between 2003 and 2010 under the assumption that the FSN policy was able to manifest itself in the terms of Soft Power, as defined by Joseph Nye, allowing Brazil to provide non-coercive resources to project itself and rise in the international hierarchy. That is confirmed through the analysis of social programs developed at that time, as the Fome Zero and the Bolsa Família, the investigation on national politics and its relation to brazilian foreign policy, as well as the outcomes of the South-South Cooperation. Finally, it is shown how FSN’s Soft Power is lost in the post-Lula governments (Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro) due to a major disruption of the Food and Nutrition Security’s policy, hence, its loss of capacity in terms of Soft Power. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Segurança alimentar | pt_BR |
dc.subject | Soft power | pt_BR |
dc.subject | Joseph Nye | pt_BR |
dc.subject | Lula | pt_BR |
dc.subject | Food security | pt_BR |
dc.title | Segurança Alimentar como base da política pública dos governos Lula da Silva (2003-2010) – Uma análise de Soft Power – | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida Filho, Niemeyer | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8004814998736610 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Áureo de Toledo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2049605559119536 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Yahn Filho, Armando Gallo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6674111248402790 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0138610136925850 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Enquanto um país que historicamente se relaciona com a desnutrição e a desigualdade social, o Brasil enfrenta quadros de fome e miséria desde muito tempo. Em fins dos anos 1990, a Declaração de Roma Sobre a Segurança Alimentar (1996), sob o âmbito da Organização das Nações Unidas sobre Agricultura e Alimentação (FAO), define a segurança alimentar enquanto o acesso físico e também econômico a alimentos nutritivos e suficientes que possibilitem uma vida ativa. Nesse sentido, um tratamento de Estado adequado a essa questão parece ser empregado de forma efetiva somente a partir do governo de Luiz Inácio da Silva (2003-2010), de modo com que este trabalho estuda a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) entre 2003 e 2010 sob a hipótese de que a política de SAN foi capaz de se manifestar enquanto Soft Power, conforme define Joseph Nye, possibilitando que o Brasil dotasse recursos não coercitivos para se projetar e ascender na hierarquia internacional. Isso se comprova conforme se analisa as repercussões em torno da SAN a partir dos principais programas sociais desenvolvidos no período, o Fome Zero e o Bolsa Família, pela investigação sobre a política interna e a sua relação com a política externa brasileira, bem como pela reverberação da Cooperação Sul-Sul. Por último, demonstra-se como esse caráter de Soft Power da SAN é perdido nos governos pós-Lula (Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro) a partir de um grande desmonte dessa política e, consequentemente, sua perda de capacidade em termos desse poder (Soft). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 69 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SegurançaAlimentarComo.pdf | 618.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.