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dc.creatorParmindo, Fabrício Silva-
dc.date.accessioned2021-06-15T17:26:34Z-
dc.date.available2021-06-15T17:26:34Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationPARMINDO, Fabrício Silva. Os “Anos 80” no catálogo da Netflix: ficção científica e nostalgia em San Junipero (2016) da antologia Black Mirror. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5519.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31996-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the historicity of nostalgia and its political and cultural meanings at the beginning of the 21st century, as seen on the episode San Junipero (2016), from the television series Black Mirror (2011-present), directed by Owen Harris and written by Charlie Brooker. It is intended to question, based on the episode, how virtualization and interactivity that characterize the technologies present in societies in this period, allow the reproduction of styles, emotions and sensibilities from past times, to understand how the return to nostalgia is enhanced by new forms of media consumption and the digital technological revolution. To this end, we propose a deepening in the historicity of nostalgia, understanding it in the 21st century as a cultural phenomenon charged with political senses. Based on the elements investigated in the visuality of the episode studied, this research establishes an approach to audiovisual productions and the theoretical references interested in the themes that go through our analysis, such as nostalgia, the technical-scientific imaginary and media culture. In conclusion, we will dialogue the selected receptions of the episode, in order to cover our investigation to the representations of the Black Mirror anthology related to the consumption of these audiovisual productions in the society represented on screen.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectNetflixpt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.subjectScience Fictionpt_BR
dc.subjectBlack Mirrorpt_BR
dc.titleOs “Anos 80” no catálogo da Netflix: ficção científica e nostalgia em San Junipero (2016) da antologia Black Mirrorpt_BR
dc.title.alternativeThe "80s" in the Netflix catalog: science fiction and nostalgia in San Junipero (2016) of Black Mirror anthologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Carla Miucci Ferraresi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945074272601689pt_BR
dc.contributor.referee1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee2Trovão, Flávio Villas-Bôas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414559304518983pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é analisar a historicidade da nostalgia e seus sentidos políticos e culturais no início do século XXI a partir do episódio San Junipero (2016), da série antológica Black Mirror (2011-presente), dirigido por Owen Harris e escrito por Charlie Brooker. Pretende-se colocar em questão, tendo como base o episódio, como a virtualização e a interatividade que caracterizam as tecnologias presentes nas sociedades neste período, permitem a reprodução de estilos, emoções e sensibilidades de épocas passadas, buscando entender como o retorno à nostalgia é potencializado pelas novas formas de consumo das mídias e à revolução tecnológica digital. Para tal, propõe-se um aprofundamento na historicidade da nostalgia, compreendendo-a no século XXI como um fenômeno cultural carregado de sentidos políticos. A partir dos elementos investigados na visualidade do episódio estudado, essa pesquisa estabelece uma aproximação entre o estudo das produções audiovisuais e os referenciais teóricos que trabalham com os temas que perpassam nossa análise, tais como a nostalgia, o imaginário técnico-científico e a cultura midiática. Por fim, dialogaremos com as recepções selecionadas do episódio, afim de abranger nossa investigação das representações da antologia Black Mirror em relação ao consumo dessas produções audiovisuais na sociedade que se faz representada em tela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration158pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5519pt_BR
dc.orcid.putcode95567454-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
dc.subject.autorizadoTelevisão - Minissériespt_BR
dc.subject.autorizadoTecnologia streaming (Telecomunicação)pt_BR
dc.subject.autorizadoAnos 1980pt_BR
dc.subject.autorizadoNostalgiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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