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dc.creatorCordeiro, Maria Eugenia Silva-
dc.date.accessioned2021-06-14T13:46:06Z-
dc.date.available2021-06-14T13:46:06Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Maria Eugenia Silva. Análise experimental do escoamento ao redor de um aerofólio convencional com o bordo de fuga serrilhado a baixo Reynolds. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31972-
dc.description.abstractThe present work has as main objective the experimental analysis of the air flow around a conventional airfoil (NACA0012) at low Reynolds, and to evaluate the influence on the performance of the airfoil with the serrated trailing edge, in order to understand and determine its aerodynamics characteristics for possible applications in wind generators. The airfoil models were built using CATIAV5® and manufactured using a 3D printer. A small Wind Tunnel and accessory instrumentation were used to carry out the experiments, using a three-component aerodynamic balance, and visualization using the wool tufts technique, showing flow characteristics over the baseline airfoil and with the serrated trailing edge. Initially measurements of lift, drag and moment were determined, with a variation of the angle of attack from 0° to 16° for the Reynolds around 2 x 10^5. Finally, a comparison was made of the results obtained for the two airfoil models, with the curves generated in the XFLR5 given the Reynolds obtained and the coordinates of the NACA 0012 profile, as well as with experimental data from other studies. However, in the case of a 2D profile, it was identified that the flow did not behave in a completely two-dimensional way, therefore, adjustments and future works are recommended.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectTúnel de ventopt_BR
dc.subjectWind tunnelpt_BR
dc.subjectAerofóliopt_BR
dc.subjectAirfoilpt_BR
dc.subjectBordo de fugapt_BR
dc.subjectTrailing edgept_BR
dc.subjectAnálise experimentalpt_BR
dc.subjectExperimental analysispt_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.subjectVisualizationpt_BR
dc.titleAnálise experimental do escoamento ao redor de um aerofólio convencional com o bordo de fuga serrilhado a baixo reynoldspt_BR
dc.title.alternativeExperimental analysis of the flow over a conventional airfoil using serrated trailing edge at low Reynoldspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709319Z0&tokenCaptchar=03AGdBq27eO4aJRmTO399DunHmXtWCiBO3xaZA7xmfn_8WY6y_S9sD6VOb_eZeoVWUzCvEUIbR9j_Px3jiHUtvZOHMYPWVmjVmfebJVzqrgaWYORdEB3jtdw1nL_2bykubpOceFcirq5VB-ekyWawAoxiSWAdAY2N9TY-RXSOBFE9J7q7e3RpI51eYNktM4sCkykE_KIeAJMDxWopXHQEcT1mL4eBiw1eZM3IagKBZC9FOuslwWGeMcxNfcEHxCftf-cU-EKl-XXZLjC4afEFqhLwZjEMOaGwoQMmch-Qqx_I7hAH_r0uSafVeSdtiJxCQd2KlnJDJtgm-RrzTPMviDwgne0FMWP852oBwXkxxEUB6CXSDiAVHYqEpqs9_21gS7r2_sYhelJx4RQ64xhjHEYpt2SQGm32XuFAdHJb_D6ANOdwYyi5A98oH7QMuHFT0_Xe3DzZw4SACV9pXsduqU-w3gvFKMFE_FQpt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Daniel Dall'Onder dos-
dc.contributor.referee2Morais, Tobias Souza-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo a análise experimental do escoamento de ar ao redor de um aerofólio convencional (NACA0012) a baixo Reynolds, e avaliar a influência no desempenho do aerofólio com o bordo de fuga serrilhado, a fim de compreender e determinar suas características aerodinâmicas para possíveis aplicações em geradores eólicos. Os modelos do aerofólio foram construídos usando o CATIAV5® e fabricados utilizando uma impressora 3D. Para realização dos experimentos foi utilizado um Túnel de Vento de pequeno porte e instrumentação acessória através de recurso como balança aerodinâmica de três componentes, e visualização por meio da técnica de fios de lã (wool tufts) evidenciando características do escoamento sobre o aerofólio baseline e com o bordo de fuga serrilhado. Inicialmente medidas de sustentação, arrasto e momento foram determinadas, com variação do ângulo de ataque de 0° a 16° para o Reynolds em torno de 2 x 10^5. Por fim, realizou-se uma comparação dos resultados obtidos para os dois modelos do aerofólio, com as curvas geradas no XFLR5 dado o Reynolds obtido e as coordenadas do perfil NACA 0012, bem como com dados experimentais de outros estudos. Entretanto por se tratar de um perfil 2D, identificou-se que o escoamento não se comportou de forma totalmente bidimensional, dessa forma, ajustes e trabalhos futuros são recomendados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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