Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Douglas Roberto da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T13:43:36Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T13:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945 | - |
dc.description.abstract | This dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | BNCC and theoretical fundamentals of philosophy in High School | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida Júnior, José Benedito de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0240796579540981 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tomazetti, Elisete Medianeira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3942924352722374 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Ildenilson Meireles | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2624665531049867 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Almeida Júnior, José Benedito | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0240796579540981 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1694533642719752 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação pretende analisar as bases epistemológicas e axiológicas do ensino de Filosofia na etapa do Ensino Médio, através de “três recortes” principais: reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); indagações sobre as dimensões e especificidades do filosofar no processo de ensino de Filosofia; implicações sociais e os limites da organização dos conteúdos/eixos de aprendizagens em Filosofia. As pretensões teóricas acima expostas, vão na direção de compreender as relações entre as orientações curriculares oficiais com os conteúdos e metodologias do ensino de Filosofia e os processos de mediações do filosofar no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Filosofia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BNCCFundamentosTeóricos.pdf | TCC - Douglas Roberto da Silva | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License