Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Douglas Roberto da-
dc.date.accessioned2021-06-11T13:43:36Z-
dc.date.available2021-06-11T13:43:36Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationSILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945-
dc.description.abstractThis dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectConteúdos de filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleBNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeBNCC and theoretical fundamentals of philosophy in High Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Júnior, José Benedito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981pt_BR
dc.contributor.referee1Tomazetti, Elisete Medianeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Ildenilson Meireles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624665531049867pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida Júnior, José Benedito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1694533642719752pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pretende analisar as bases epistemológicas e axiológicas do ensino de Filosofia na etapa do Ensino Médio, através de “três recortes” principais: reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); indagações sobre as dimensões e especificidades do filosofar no processo de ensino de Filosofia; implicações sociais e os limites da organização dos conteúdos/eixos de aprendizagens em Filosofia. As pretensões teóricas acima expostas, vão na direção de compreender as relações entre as orientações curriculares oficiais com os conteúdos e metodologias do ensino de Filosofia e os processos de mediações do filosofar no Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BNCCFundamentosTeóricos.pdfTCC - Douglas Roberto da Silva1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons