Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMundim, Glênio Augusto-
dc.date.accessioned2021-06-08T14:58:59Z-
dc.date.available2021-06-08T14:58:59Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.citationMUNDIM, Glênio Augusto. A resistência Indígena no século XVI - proposta de abordagem da história indígena no Ensino Fundamental II. 2021. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31901-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectBrasil colonialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleA resistência Indígena no século XVI proposta de abordagem da história indígena no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeA resistência Indígena no século XVI proposta de abordagem da história indígena no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280583370318159pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Paulo Sérgio-
dc.contributor.referee2Passold, Gabriel-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Este trabalho visa discutir e auxiliar na produção de material didático, seja de livros didáticos em história ou na produção de atividades ou artigos acadêmicos, no que tange à resistência dos povos indígenas, em especial, aos momentos de escravidão dos povos indígenas e sua transição para a escravidão africana no século XVI e também de luta pelos direitos adquiridos e suprimidos na contemporaneidade, trazer aspectos sobre a história dessa população antes e após a chegada dos europeus no que for possível, muito pouco visualizada na história do ensino fundamental II em especial ao 6° e 7° anos. Este trabalho tem por principal aspecto contribuir com a comunidade escolar no foco dos professores de história e na possibilidade de composição de materiais didáticos, livros didáticos e diversos tipos de material docente e discente, de uso nas aulas do ensino básico. Há uma preocupação com as fontes históricas e também com conceitos históricos que julgamos extremamente necessários para uma educação que não faça “tabula rasa” dos estudantes, que possam compreender e valorizar os povos indígenas e sua cultura, seu protagonismo e como sujeito histórico fundamental para a compreensão da história desse país. Há um propósito de trazer uma linguagem mais aproximada da luta social desses povos, reconhecendo seu passado pelos direitos constituídos dentro das leis fundamentais da Constituição Federal de 1988 e da lei 11.645 de março de 2008 que inclui a história indígena dentro do ensino fundamental e médio no país no propósito de entendimento do problema da diversidade no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResistênciaIndígenaSéculo.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.