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dc.creatorFernandes, Carolina de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-06-01T16:15:09Z-
dc.date.available2021-06-01T16:15:09Z-
dc.date.issued2021-05-02-
dc.identifier.citationFERNANDES, Carolina de Oliveira. Borderline e família: uma revisão integrativa. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31851-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de personalidade borderlinept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectRelações parentaispt_BR
dc.titleBorderline e família: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeBorderline and family: an integrative reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Residênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Rizzi, Fernanda Nogueira Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2330989624522889pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Tiago Rocha-
dc.contributor.referee2Bom-tempo, Juliana Soares-
dc.contributor.referee3Zago, Karine Santana de Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271430426994026pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento humano é resultado das interações neurofisiológicas, sociais, culturais, históricas e econômicas. A família se apresenta como uma versão simplificada da sociedade, sendo o ambiente familiar o primeiro e um dos principais espaços de educação e socialização de um bebê, influenciando diretamente o seu desenvolvimento físico e amadurecimento emocional. O bebê/criança possui necessidades físicas, materiais, emocionais e relacionais, que serão ou não supridas a depender da qualidade e das condições do ambiente. Fatores ambientais e sociais precisam ser estudados e analisados para que se possa ter uma melhor compreensão das condições que tornam possível o desenvolvimento psicossocial do indivíduo, incluindo aqui a expressão das diversas patologias psíquicas. O objetivo do presente trabalho foi pesquisar e sintetizar como a literatura tem descrito e caracterizado a família e a dinâmica familiar de pessoas diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Utilizou-se a revisão integrativa de literatura como abordagem metodológica, guiada e construída através do aporte teórico psicanalítico. Foram estudados e analisados o total de 19 artigos, sendo nove artigos de produção nacional e 10 artigos de produção internacional. Os resultados foram sistematizados em cinco categorias: Estilos Parentais; Vínculos Afetivos; História(s) de Vida(s); Dinâmica Familiar. Encontrou-se a predominância de estilos parentais autoritários e permissivos (negligentes). Vínculos de apego inseguro, desorganizado, ambivalente. Dinâmicas familiares pautadas em atuações, conflitos, baixo diálogo, relações de dependência, baixo suporte emocional e pouco afetivas. Atitudes e comportamentos inconsistentes. As histórias de vida eram predominantemente marcadas por violências de diversas classes e graus, sendo aqui destacado o caráter intergeracional/transgeracional. Conclui-se que as experiências e condições de vida, presentes na história de cada familia e seus respectivos membros, a dinâmica familiar, os vínculos afetivos e os estilos parentais, são fatores que se correlacionam e influenciam a qualidade do ambiente do bebê/criança, de forma a satisfazer (ou não) as necessidades da criança para seu desenvolvimento total, contribuindo (ou não) para uma organização de personalidade borderline.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseResidência Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode94824827-
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

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