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dc.creatorMorelli, Laura Caligaris Perim-
dc.date.accessioned2021-05-24T17:00:11Z-
dc.date.available2021-05-24T17:00:11Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationMORELLI, Laura Caligaris Perim. Comparação de duas meta-heurísticas para a resolução do Problema de Roteamento de Veículos (PRV). 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31794-
dc.description.abstractThe organizations search ways to improve their operations to maintain the high level of competitiveness, making possible the study and development of optimization models, where the vehicle routing fits on the classical problems from logistics management. The Vehicle Routing Problems (VRP) is an extension from the Travel Salesman Problem (TSP) when adding various restrictions. The VRP is classified as an NP-hard problem, in other words, there is no algorithm that finds an ideal solution in a polynomial time. In that context, the organizations with more optimized processes and low costs, survive the competition. This way, the VRP is one of the biggest problems to the routing for organizations and it fits on the classical problems from the logistics management. The present work is about a study where it is necessary to develop and implement a mathematical model on the optimization software Gurobi (2021) capable to determine routes to different vehicles with distinct capabilities, which will return an optimum solution indicating the best vehicle routing to be implemented, but much time is needed to return the solution. In order to speed the process, it was developed a constructive heuristic and, later, two metaheuristics: Variable Neighborhood Search (VNS) and Iterated Local Search (ILS) to compare the results between itself and seek the minimum cost from logistics operation by a distributor located in Guarulhos. The result was possible to develop a methodology to optimize the Vehicle Routing Problems (VRP) resolution, but it is possible to make improvements with a new local search.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectMeta-heurísticapt_BR
dc.subjectPRVpt_BR
dc.subjectVNSpt_BR
dc.subjectILSpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleComparação de duas meta-heurísticas para a resolução do Problema de Roteamento de Veículos (PRV)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Jorge von Atzingen dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410013913891248pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Eugênio Pacceli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967500107924242pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Hebert Roberto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602509850400929pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021646955594539pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPara manter o nível de competitividade as organizações buscam meios de otimização para as operações, possibilitando o estudo e desenvolvimento de modelos de otimização, onde o roteamento de veículos se enquadra nos problemas clássicos dentro do gerenciamento logístico. O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) é uma extensão do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), ao adicionar diversas restrições. O PRV é classificado como um problema NP-hard, ou seja, não existe um algoritmo que encontre a solução ideal em tempo polinomial. Nesse contexto, as organizações com mais processos ágeis e eficientes trazem um enorme valor agregado na experiência dos clientes sobrevivendo à concorrência. Dessa forma o roteamento de veículos é um dos maiores gargalos para roteirização para organizações e se enquadra nos problemas clássicos dentro do gerenciamento logístico. O presente trabalho aborda um estudo onde é necessário desenvolver e implementar um modelo matemático no software de otimização Gurobi (2021) capaz de determinar rotas para diferentes veículos com capacidades distintas, o qual retornará a solução ótima referente ao melhor roteamento de veículos a ser implementado, porém demanda um tempo elevado para retornar tal solução. Com o intuito de diminuir esse tempo, foi desenvolvida uma heurística construtiva e posteriormente duas meta-heurísticas: Variable Neighborhood Search (VNS) e Iterated Local Search (ILS) a fim de comparar os resultados entre si e buscar a minimização de custos logística. Como resultado, foi possível desenvolver uma metodologia para otimizar a resolução do Problema de Roteamento de Veículos (PRV), porém é possível realizar melhorias como uma nova busca localpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode94389050-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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