Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31785
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Embargo Date: | 2022-12-14 |
Title: | A educação em dor associada aos exercícios fisioterapêuticos para ganho de força muscular em indivíduos com dor crônica: uma revisão de literatura |
Alternate title (s): | Pain education associated with physical therapy exercises to gain muscle strength in individuals with chronic pain: a literature review |
Author: | Araújo, Leticia Pimentel |
First Advisor: | Santos, Julia Maria dos |
First member of the Committee: | Felício, Lilian Ramiro |
Second member of the Committee: | Baldon, Vanessa Santos Pereira |
Summary: | A dor crônica é um grave problema de saúde pública que gera elevados custos e investimentos para seu tratamento e controle. Quanto maior o tempo de exposição de um indivíduo à dor, maiores são as alterações neuroplásticas no sistema nervoso central(SNC). Exercícios físicos são importantes para o controle da dor crônica e dentre as intervenções, o fortalecimento muscular de moderada a alta intensidade tem se mostrado eficaz. Pesquisas recentes mostram que apenas técnicas de fisioterapia convencional, parecem não promover resultados satisfatórios quanto ao alívio da dor e melhora funcional. Tem-se buscado adicionar ao tratamento fisioterapêutico, técnicas voltadas aos aspectos biopsicossociais, dentre elas, a educação em dor (ED). O objetivo do estudo foi avaliar se a correlação das técnicas de educação em dor aos exercícios fisioterapêuticos para ganho de força muscular, impactam de modo positivo na redução da dor e melhora da função em pacientes com dor persistente. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura sobre o tema nas bases de dados PubMed e PEDro, através dos descritores: “muscle strengthening and chronic pain”, muscle strengthening and pain education” e “chronic pain and pain education.”, abrangendo estudos clínicos publicados a partir do ano de 2015 que avaliaram indivíduos com dor musculoesquelética por pelo três meses de duração e compreendendo o tratamento fisioterapêutico baseado em exercícios de fortalecimento muscular associado a educação em dor, sendo encontrados 87 artigos e considerados para a revisão 12 estudos. Os resultados evidenciaram que a abordagem terapêutica utilizando o fortalecimento muscular nos pacientes com dor crônica é eficaz, mas quando adicionada ao conhecimento do paciente das suas condições e o seu automanejo, levando em consideração os aspectos biopsicossociais através da educação em dor, à uma melhora significativa na redução da intensidade da dor, qualidade de vida e na funcionalidade do indivíduo em curto e médio prazo. Entretanto a aceitação e a participação ativa do paciente é de extrema importância para conduzir mudanças comportamentais e cognitivas para obter melhores resultados terapêuticos. Há necessidade da verificação do tratamento em relação a eficácia e permanência em longo prazo, além de mais estudos de boa qualidade metodológica em relação ao assunto. Conclui-se que a aplicabilidade da educação em dor correlacionada ao fortalecimento muscular é significativa para um melhor tratamento fisioterapêutico em pessoas com dor crônica. |
Keywords: | Dor crônica Educação em dor Fortalecimento muscular Fisioterapia |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ARAÚJO, Leticia Pimentel. A educação em dor associada aos exercícios fisioterapêuticos para ganho de força muscular em indivíduos com dor crônica: uma revisão de literatura. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31785 |
Date of defense: | 14-Dec-2020 |
Appears in Collections: | TCC - Fisioterapia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoDorAssociada.pdf | TCC | 673.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License