Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31764
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6171-1373
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Química e cinema: um estudo sobre as possibilidades de inserção do filme Perdido em Marte nas aulas de Química
Título (s) alternativo (s): Chemical and movie theater: A study about the possibilities of inserting of the film Perdido em Marte (The Martian) in the Chemistry classes
Autor: Silveira, Patrícia
Primer orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primer miembro de la banca: Santos, Silvia Martins dos
Segundo miembro de la banca: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Resumen: Este trabalho teve como propósito investigar a possibilidade da inserção do filme Perdido em Marte (2015), buscando relações com conceitos de Química que poderiam ser explorados em sala de aula, na educação básica. A escolha desta obra se deve à sua popularidade e, principalmente em função do protagonista sobreviver no planeta Marte em função dos inúmeros conhecimentos relacionados à Química, Física, Biologia e engenharia. Além disso, compreende-se que os filmes, quando inseridos em situações de ensino e de aprendizagem, possibilitam espaços de socialização, de reflexão, de criticidade e de produção de novos significados para os conceitos científicos. Por isso, alguns trechos do filme foram selecionados e apresentados aos alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública, no estado de Minas Gerais. Durante as aulas, verificou-se que os estudantes ficaram curiosos em compreender as cenas e verificar a veracidade do que era apresentado, buscando compreender os conceitos químicos relacionados. Desta forma, considera-se que o filme Perdido no Espaço possibilita resgatar conceitos prévios e mediar novos conhecimentos, a partir da discussão e da socialização em sala de aula. Na sequência, realizou-se uma nova análise do filme, buscando compreender como as cenas possibilitariam i) sensibilizar, ii) questionar, iii) ilustrar, iv) simular e, v) promover debates durante as aulas de Química, visando a aprendizagem significativa dos conceitos. Finalizando o trabalho, foi elaborado um produto educacional Sugestões de atividades para aulas de Química a partir do filme Perdido em Marte (2015), produzido a partir das experiências vivenciadas na escola e das reflexões potencializadas pelas leituras realizadas ao longo do processo. Esta sequência didática, aponta para a possibilidade do emprego de uma obra cinematográfica, como o filme Perdido em Marte, em sala de aula. As sugestões nela contidas, podem alicerçar o trabalho do docente, de maneira a ampará-lo em sua função pedagógica. Espera-se que as cenas selecionadas possam dar suporte ao profissional, suscitando ideias, informações, conceitos e sugestões para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em Química. Além disso, o produto educacional possibilita ao professor de Química oportunidade de discutir o papel do cientista como um agente social e suas implicações em questões éticas, ambientais e culturais.
Abstract: This work aimed to investigate the possibility of inserting the film The Martian (2015), looking for relationships with concepts of Chemistry that could be explored in the classroom, in basic education. The choice of this work is due to its popularity and, mainly due to the protagonist surviving on the planet Mars due to the innumerable knowledge related to Chemistry, Physics, Biology and engineering. In addition, it is understood that films, when inserted in teaching and learning situations, allow spaces for socialization, reflection, criticism, and the production of new meanings for scientific concepts. For this reason, some excerpts from the film were selected and presented to students in the first year of high school, in a public school in the state of Minas Gerais. During the classes, it was found that students were curious to understand the scenes and verify the veracity of what was presented, seeking to understand the related chemical concepts. In this way, it is considered that the film The Martian makes it possible to rescue previous concepts and mediate new knowledge, based on discussion and socialization in the classroom. Then, a new analysis of the film was carried out, seeking to understand how the scenes would enable i) to sensitize, ii) to question, iii) to illustrate, iv) to simulate and, v) to promote debates during Chemistry classes, aiming at the meaningful learning of students. concepts. At the end of the work, an educational product was elaborated. Suggestions for activities for Chemistry classes based in the The Martian film, produced from the experiences lived at school and the reflections enhanced by the readings carried out throughout the process. This didactic sequence, points to the possibility of using a cinematographic work, such as the film The Martian, in classroom. The suggestions contained therein, can support the work of the teacher, in order to support him in his pedagogical function. It is hoped that the selected scenes can support the professional, raising ideas, information, concepts and suggestions to improve the teaching and learning processes in Chemistry. In addition, the educational product gives the Chemistry teacher the opportunity to discuss the scientist's role as a social agent and its implications on ethical, environmental and cultural issues.
Palabras clave: ensino de Química
cinema
Perdido em Marte
Science
Cinema
Education
The Martian
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Tema: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: SILVEIRA, Patrícia.. Química e cinema: um estudo sobre as possibilidades de inserção do filme Perdido em Marte nas aulas de Química. 2020.104 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.418
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.418
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31764
Fecha de defensa: 13-mar-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
QuímicaCinemaEstudo.pdfDissertação3.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
QuímicaCinemaEstudo - Produto educacional.pdfProduto educacional2.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.