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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3866-1109
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Escravidão contemporânea e o ensino de química: a ciência e a degradação humana nas carvoarias
Título (s) alternativo (s): Contemporary slavery and chemistry teaching: a science and human degradation in the charcoal production
Autor: Dornelas, Emanuel Lopes
Primer orientador: Amauro, Nicéa Quintino
Primer miembro de la banca: Gondim, Maria Stela da Costa
Segundo miembro de la banca: Fields, Karla Amâncio Pinto
Resumen: Nesta dissertação foi construída uma relação entre o trabalhado escravo contemporâneo - ou trabalho análogo à escravidão - e o ensino de química. A motivação que gerou o interesse por esta pesquisa, bem como a sua escrita, foi a descoberta da proximidade do autor com casos de escravidão contemporânea nas carvoarias da cidade onde cresceu. Vale ressaltar que esse tipo de escravidão não é uma cópia exata da escravidão formal que foi imposta aos africanos, afrodescendentes e indígenas por mais de trezentos anos no Brasil. Atualmente, o trabalho análogo á escravidão tem suas características descritas no código penal brasileiro, entretanto, além de desconhecidas, essas características podem facilmente nos passar desperecidas, por isso, a educação pode exercer papel central no combate ao trabalho escravo contemporâneo, pois para acabar com estado de degradação humana, é preciso primeiro conhecê-lo. Partindo dessa premissa, a pesquisa documental desenvolvida neste trabalho serviu de base para a construção de um material didático para ser desenvolvido nas aulas de química, de preferência dentro de perspectivas do ensino CTS, por professores(as) e estudantes do ensino médio. O desenvolvimento desta pesquisa e do material didático tem como pano de fundo as carvoarias brasileiras, principalmente, aquelas movidas por fornos chamados de “Rabo quente”, que são reconhecidamente ambientes de exploração de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.
Abstract: In this dissertation, a relationship was built between contemporary slave labor - or work analogous to slavery - and the teaching of chemistry. The motivation that generated interest in this research, as well as its writing, was the discovery of the author's proximity to cases of contemporary slavery in the charcoal works of the city where he grew up. It is worth mentioning that this type of slavery is not an exact copy of the formal slavery that was imposed on Africans, Afro-descendants and Indians for more than three hundred years in Brazil. Currently, labor analogous to slavery has its characteristics described in the Brazilian penal code, however, in addition to being unknown, these characteristics can easily pass us by, so education can play a central role in combating contemporary slave labor, because to end state of human degradation, we must first know it. Based on this premise, the documentary research developed in this work served as a basis for the construction of didactic material to be developed in chemistry classes, preferably from the perspective of STS teaching, by teachers and high school students. The development of this research and didactic material has as a backdrop the Brazilian charcoal production, mainly those moved by ovens called “Rabo Quente”, which are recognized environments for the exploitation of Brazilian workers.
Palabras clave: Escravidão Contemporânea
Ensino
Química
Carvoarias
CTS
Ciência - Estudo ensino
Contemporary slavery
Teaching
Chemistry
Charcoal
STS
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Tema: Carvoeiros
Escravidão
Química
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: DORNELAS, Emanuel Lopes. Escravidão contemporânea e o ensino de química: a ciência e a degradação humana nas carvoarias. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.549
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.549
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31760
Fecha de defensa: 18-mar-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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