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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31758
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7827-8892 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Arte e Geografia em conexão: análise de produções de artistas contemporâneos sobre o espaço |
Título (s) alternativo (s): | Art and geography in connection: analysis of contemporary artists productions about space |
Autor: | Zanette, Rafaela Celestina |
Primer orientador: | Guimarães, Iara Vieira |
Primer miembro de la banca: | Silva, Elsieni Coelho da |
Segundo miembro de la banca: | Girardi, Gisele |
Resumen: | A presente pesquisa aborda a interdisciplinaridade entre a arte e a geografia na formação docente, objetivando mostrar como as obras artísticas produzem outros modos de pensar o espaço geográfico e as suas complexas questões contemporâneas. Selecionamos imagens das reproduções das obras dos seguintes artistas contemporâneos brasileiros: Alex Flemming, Yana Tamayo e Léa Zumpano. As seguintes questões que orientaram a investigação são: Como as obras artísticas de Flemming, Tamayo e Zumpano podem instigar a construção de um diálogo interdisciplinar entre arte, geografia e a formação docente? Como esses trabalhos artísticos desenvolvem aspectos relevantes à dimensão estética e espacial? Como propor uma experiência estética para a formação docente, envolvendo essas obras artísticas? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as obras artísticas selecionadas para identificar e refletir sobre as linguagens da arte exploradas pelos artistas e a interface entre a arte e a geografia estabelecida nesse contexto. Em termos metodológicos, a pesquisa seguiu os preceitos da análise documental. As análises das imagens foram realizadas, principalmente, à luz das ideias de Barbosa (2002), Rossi (2009) e Santaella (2012). A partir dos estudos de Duarte Júnior (2010), Larrosa (2002) e Loponte (2014; 2017) compreendemos como a formação estética potencializa a formação docente. O olhar interdisciplinar percorreu todo o processo de pesquisa balizado pelos estudos de Fazenda (2001; 2015), Rajchaman (2011), Thiesen (2008), dentre outros autores. Nesse percurso de análise das imagens, encontramos o eixo transversal comum entre elas, que consistiu no conceito de lugar e, por sua vez, para discorrermos sobre essas concepções, tomamos como base os estudos de autores como Cavalcanti (2010), Girardi (2014; 2016), Massey (2009), Santos (1997; 2005) e Yi-Fu Tuan (1983). A transversalidade do conceito de lugar permitiu estabelecer o diálogo artístico/geográfico e como ele pode propiciar o desenvolvimento de projetos criativos e significativos na análise das marcas humanas, no processo de produção e transformação contínuos do espaço pelos seres humanos. Tendo como base essa discussão, apresentamos dois produtos oriundos do trabalho de investigação: a) A produção de encartes sobre as obras analisadas, para serem utilizados didaticamente por professores e docentes em formação, como estímulo à expressão não verbal e à possibilidade de potencializar a formação estética docente, por uma proposta interdisciplinar; b) A produção plástica autoral intitulada “Lugares intercambiáveis” (2020). Entendemos que a interdisciplinaridade não se encontra presa em um conceito, mas em atitudes, em posturas e em um modo de operar analítico de pensar a formação docente, o trabalho pedagógico e a própria relação interpessoal no campo da educação. Vislumbramos que a relevância de propor experiências estéticas aos docentes em formação e que desenvolver práticas interdisciplinares permitem a integração de conhecimentos e o desenvolvimento da aprendizagem. |
Abstract: | This research addresses the interdisciplinary between art and geography in teacher education, aiming to show how artistic works produce other ways of thinking the geographical space and its complex contemporary issues. We selected images from reproductions of the works of the following contemporary Brazilian artists: Alex Flemming, Yana Tamayo and Léa Zumpano. The following questions that guided the investigation are: How can the artistic works of Flemming, Tamayo and Zumpano, instigate the construction of an interdisciplinary dialogue between art, geography and teacher education? How do these artistic works develop aspects relevant to the aesthetic and spatial dimension? Is it possible, in the course of this research, to develop a proposal for aesthetic experience for teacher education, involving these artistic works? The overall objective of the research was to analyze the artistic works selected to identify and reflect on the languages of art explored by the artists and the interface between art and geography established in this context. In terms of methodology, the study followed the precepts of document analysis. The analysis of the images was made, especially in the light of ideas Barbosa (2002), Rossi (2009) and Santaella (2012). Based on the studies by Duarte Júnior (2010), Larrosa (2002) and Loponte (2014; 2017), we understand how aesthetic training enhances teacher training. The interdisciplinary view went through the entire research process marked by the studies of Fazenda (2001; 2015), Rajchaman (2011), Thiesen (2008), among other authors. In this path of analysis of the images, we found the common transversal axis between them, which consisted of the concept of place and, in turn, to discuss these concepts, we take as a basis the studies of authors such as Cavalcanti (2010), Girardi (2014; 2016), Massey (2009), Santos (1997; 2005) and Yi-Fu Tuan (1983). The transversality of the concept of place allowed the establishment of artistic / geographical dialogue and how it can foster the development of creative and significant projects in the analysis of human marks, in the process of continuous production and transformation of space by human beings. Based on this discussion, we present two products from the research: a) the production of booklets on the works analyzed to be used didactically by teachers in training, as an incentive to non-verbal expression and the possibility of enhancing the training teaching aesthetics, for an interdisciplinary proposal; b) The authorial plastic production entitled “Interchangeable places” (2020). We understand that interdisciplinarity is not trapped in a concept, but in attitudes, postures and an analytical way of thinking about teacher training, pedagogical work and the interpersonal relationship itself in education. We see that the relevance of proposing aesthetic experiences for teachers in training and to develop interdisciplinary practices allow the integration of knowledge and the development of learning. |
Palabras clave: | Arte Geografia Interdisciplinaridade Formação Docente Art Geography Interdisciplinarity Teacher Training |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | ZANETTE, Rafaela Celestina. Arte e Geografia em conexão: análise de produções de artistas contemporâneos sobre o espaço. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.195 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.195 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31758 |
Fecha de defensa: | 1-abr-2021 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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