Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31751
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1979-6267
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-12-13
Título: Bem-estar animal: perfil do conhecimento e atitudes dos tutores de pequenos animais da cidade de Uberlândia-MG
Título (s) alternativo (s): Animal Welfare: profile of the knowledge and attitudes of the tutors of small animals in the city of Uberlândia- MG.
Autor: Loureiro, Fabiana Alves
Primer orientador: Lima, Anna Monteiro Correia
Primer miembro de la banca: Carrijo, Kênia de Fátima
Segundo miembro de la banca: Santos, Renata Ferreira dos
Resumen: O número de animais de companhia na sociedade tem apresentado um considerável crescimento, com isso, a busca por informações para garantir uma melhor qualidade de vida para esses se faz necessária, uma vez que, os mesmos possuem necessidades e comportamentos naturais que precisam ser respeitados para garantir um alto grau de bem-estar animal. No âmbito de bem-estar animal destacam-se as cinco liberdades, que podem ser avaliadas por meio de parâmetros e métodos mensurando, assim, o grau de bem-estar. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento e atitudes dos tutores de animais de companhia do município de Uberlândia- MG em seus diferentes zoneamentos e divididos em dois grupos de faixas etárias: dos 18 aos 30 anos e acima dos 30 anos. Para isso, foram realizadas 115 entrevistas, por meio de um questionário pré-elaborado contendo 10 perguntas, baseadas nas cinco liberdades do bem-estar animal. Os dados foram analisados e computados por percentual e teste Qui-Quadrado (χ2 ). Os resultados apontaram que não houve diferença no grau de conhecimento em Bem-Estar Animal nos dois grupos de faixas etárias, sendo eles dos 18 aos 30 anos e acima dos 30 anos, o mesmo ocorrendo nos diferentes zoneamentos. Observou-se, com os resultados obtidos, que os tutores de pequenos animais possuem conhecimento sobre bem-estar animal, mas em várias situações não colocam em prática, como nos casos de caudectomia; higienização diária nos locais que seus mascotes permanecem, principalmente, quando esses locais, são também compartilhados com os próprios tutores. Manter o cartão de vacinação atualizado, para evitar que zoonoses e outras doenças infecciosas continuem em circulação; proporcionar água fresca e uma dieta balanceada para garantir um bom escore corporal e socializar com seus animais, seja passeando e acompanhando-os durante o passeio, seja interagindo com eles ou proporcionando o contato deles com outros animais, para que comportamentos anormais ou até mesmo estereotipados sejam evitados. Apesar dos tutores possuírem atitudes contrárias ao que estabelecem as 5 liberdades para com seus animais de companhia, eles consideram que seus animais vivem em bem-estar. Isso pode estar relacionado, com um conhecimento não tão aprofundado sobre o assunto, da parte dos tutores, ou a não colocação em prática do conhecimento que possuem. O papel do Médico Veterinário e outros profissionais da área para o compartilhamento de informações e conscientização desses tutores de pequenos animais seria um método para reverter essa situação.
Abstract: The number of pets in society has grown considerably, so the search for information to ensure a better quality of life for them is necessary, since they have natural needs and behaviors that need to be performed to ensure a high degree of animal welfare. Within the scope of animal welfare are the five freedoms, which can be assessed by parameters and methods, thus measuring the degree of welfare. This research aimed to evaluate the level of knowledge and behavior of pet tutors of the city of Uberlândia-MG in their different zoning and divided into two age groups: 18 to 30 years old and over 30 years old. For this, 115 interviews were conducted through a pre-designed questionnaire containing 10 questions, based on the five freedoms of animal welfare. Data were analyzed and computed by percentage and Chi-square test (χ2). The results showed that there was no difference in the degree of animal welfare knowledge in the two age groups, the same in the different zoning. It was observed with the results obtained that the tutors of small animals have knowledge about animal welfare, but in several situations do not put into practice, as in cases of caudectomy; Daily cleaning in the places where your pets stay, especially when those places are also shared with the tutors themselves. Keep the vaccination card updated to prevent zoonoses and other infectious diseases from remaining in circulation; Provide fresh water and a balanced diet to ensure a good body score and socialize with your animals, whether by walking and accompanying them during the ride, either interacting with them or providing contact with them, so that abnormal or even stereotyped behaviors are avoided. Although tutors have behavior contrary to the freedoms for their pets. They consider that their pets live in well-being, this may be related to a not so thorough knowledge of the subject on the part of the tutors, or the non-realization of the knowledge that have. The role of the Veterinarian and other practitioners in sharing information and awareness of these small animal tutors would be a method of reversing this situation.
Palabras clave: Cães
Cinco liberdades
Gatos
Guarda responsável
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LOUREIRO, Fabiana Alves. Bem-estar animal: perfil do conhecimento e atitudes dos tutores de pequenos animais da cidade de Uberlândia-MG. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31751
Fecha de defensa: 13-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Medicina Veterinária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BemEstarAnimal.pdfTCC671.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.