Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31740
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPaiva, Thalles Valente de-
dc.date.accessioned2021-05-12T12:03:04Z-
dc.date.available2021-05-12T12:03:04Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationPAIVA, Thalles Valente de. Nelson Rodrigues, do “fracasso” ao “ponto de vista” do trágico. 2021. 243 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31740-
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the forms and the content of the tragedy and the tragic in the dramaturgical work of Nelson Rodrigues. Therefore, the central objective was to carry out an aesthetic and hermeneutic analysis. It is “obvious” that it is canonical that Nelson Rodrigues made tragedy and the tragic, and there are several defenses to these terms for the playwright's work. However, this dissertation defends that Nelson made tragedy in a contradictory and paradoxical way: your tragedy is a "failure", but that inherent "failure" is in the very structure of language and it is the foundation of the modernist tragedy. Therefore, my central argument, in a very Lacanian / Certeaunian way, is that: only is made tragedy and tragic in the modern era “failing”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNelson Rodriguespt_BR
dc.subjectTragédia e modernismopt_BR
dc.subjectFilosofia do trágicopt_BR
dc.subjectPsicanálise e teatropt_BR
dc.subjectTragedy and modernismpt_BR
dc.subjectPhilosophy of the tragicpt_BR
dc.subjectPsychoanalysis and theaterpt_BR
dc.titleNelson Rodrigues, do fracasso ao ponto de vista do trágicopt_BR
dc.title.alternativeNelson Rodrigues, from failure to the point of view of the tragicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550623178520228pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Kátia Eliane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044967251231681pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Andre Luis Bertelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645753480811309pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808894225449723pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa centrou-se em analisar as formas e o conteúdo da tragédia e do trágico na obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues. Logo, o objetivo central foi fazer uma análise estética e hermenêutica. É “óbvio” que é canônico que Nelson Rodrigues fez tragédia e o trágico, e há várias defesas a esses termos para a obra do dramaturgo. Contudo, esta dissertação defende que Nelson fez tragédia de forma contraditória e paradoxal: sua tragédia é uma “falha”, mas essa “falha” inerente está na própria estrutura da linguagem e ela é o alicerce da tragédia modernista. Portanto, meu argumento central, de forma bem lacaniana/certeauniana, é que: só se faz tragédia e suscita o trágico na era moderna “fracassando”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration243pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6020pt_BR
dc.orcid.putcode93749769-
dc.crossref.doibatchid898f91cf-e7f2-4654-b746-28173253d3e2-
dc.subject.autorizadoLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoPsicanálisept_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NelsonRodriguesFracasso.pdf1.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons