Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31731
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Karine de Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T14:27:51Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T14:27:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Karine de Miranda. Navegando a clínica dos afetos, por uma clínica-poética: perspectivas ético-político-estéticas para e pelo corpo. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31731 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Clínica-poética | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Devir | pt_BR |
dc.subject | Afetos | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.title | Navegando a clínica dos afetos, por uma clínica-poética: perspectivas ético-político-estéticas para e pelo corpo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bom-Tempo, Juliana Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2239538709638520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Tatiana Benevides Braga | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5858616116806722 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Juscelino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1725614654095009 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Na presente navegação, parte-se do objetivo de analisar as dimensões éticas, estéticas e políticas ligadas ao corpo no projeto Por Uma Clínica-Poética. Para isso, tomo a escrita deste texto como a construção de uma jangada, o que consiste em concebê-la como recurso de atravessamento de certo caos presente em uma vida que se vive. Deste modo, junto a um caminho pessoal, e que, mesmo assim, afirma como compromisso as forças coletivas, portando como estratégia de acompanhamento a cartografia, fui descrevendo as paisagens e abrindo passagens aos processos experienciados no projeto para e pelo corpo. Inicialmente, os encontros da clínica-poética eram realizados de forma presencial e, em meio à pandemia do novo coronavírus, passaram ao formato online, sendo que me engajei em ambos enquanto participante e facilitadora. O projeto, tendo como base a perspectiva clínica da esquizoanálise e apostando em recursos e técnicas do campo das artes do corpo, se apoia em um rigor ético, estético e político para germinar e acompanhar os encontros. A ética envolvida na proposta do projeto, se liga em acessar uma força afirmativa, uma potência no outro, aumentando sua capacidade de afecção no mundo, conduzidos pelas marcas agenciadas a cada encontro. A sua concepção de saúde se dá enquanto criação, buscando outras relações com os signos, os modos de existência e os encontros, incorporando no pensamento, estados inéditos gerados em um corpo que se abre às intensidades no mundo. Nesse sentido, há, no projeto, a aposta em uma “sabotagem” dos signos previamente estabelecidos do que pode um corpo na relação com o outro. Assim, em vistas à uma situação pandêmica e um estado social que se pode considerar suicidário, as produções clínicas e artísticas se apresentaram como acontecimentos capazes de engendrar outros possíveis, de forma a resistir às forças que tendem a capturar nossos corpos e subjetividades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 65 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 93615727 | - |
dc.description.embargo | 2023-02-22 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NavegandoClínicaAfetos.pdf | 935.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.