Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31647
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3371-511X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Pelos becos de Goiás, os poemas de Cora Coralina na EJA: laços entre o lido e o vivido
Alternate title (s): Through the alleys of Goiás, the poems of Cora Coralina at EJA: links between the read and the lived
Author: Oliveira, Elizânia Rodrigues
First Advisor: Ottoni, Maria Aparecida Resende
First member of the Committee: Biella, João Carlos
Second member of the Committee: Santos, Neli Edite dos
Summary: Esta dissertação é resultante de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Uberlândia, cujo objetivo geral é elaborar e aplicar uma proposta didática de intervenção, centrada na leitura e análise crítica de poemas de Cora Coralina e no diálogo desses poemas com experiências de vida de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para atingir o objetivo, apoiamo-nos em pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003), em estudos sobre multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO 2009; ROJO 2012; ROJO; BARBOSA, 2015), letramento (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2004), letramento literário (COSSON, 2012, 2014 a, b), sobre o gênero poema (PERFEITO, VEDOFATO, 2011). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e em consonância com os pressupostos da pesquisa-ação. A proposta, que compõe um caderno suplementar que acompanha esta dissertação, foi aplicada em uma escola da rede pública de Goiás, em Santa Rita do Araguaia, e os dados foram gerados por meio de questionário, diário de campo, diário de leitura orientada, de gravação de aulas e da produção de diferentes textos pelos participantes. Os resultados evidenciaram que esta pesquisa possibilitou aos alunos que estudam na EJA a oportunidade de participarem de práticas sistematizadas de leitura, de oralização e de análise crítica de poemas de Cora Coralina, o que contribuiu para: a aproximação dos discentes do texto literário; o desenvolvimento da capacidade de análise crítica de poemas, atentando-se para as especificidades do gênero, para as escolhas linguístico-discursivas e para as diferentes representações do mundo e identificações que elas constroem; o estabelecimento de relações, pelos participantes, entre o que leem e o que vivem; a reflexão sobre como representam o mundo, como se representam e se identificam. Além disso, este estudo fornece um material didático-pedagógico a professores de Língua Portuguesa, atuantes em diferentes níveis de ensino, especialmente na EJA, que poderá lhes dar subsídios para o trabalho de leitura e de análise de gêneros do campo artístico-literário. Palavras-chave: Poema. Coralina. EJA. Letramento literário. Multiletramentos. Análise de discurso crítica.
Abstract: This dissertation is the result of research developed within the scope of the Professional Master's Program in Letters (PROFLETRAS), from the Federal University of Uberlandia, whose general objective is to develop and apply a didactic intervention proposal, centered on the reading and critical analysis of Cora's poems Coralina and the dialogue of these poems with life experiences of students of Youth and Adult Education. To achieve the objective, we rely on theoretical-methodological assumptions of Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003), in studies on multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO 2009; ROJO 2012; ROJO 2012; ROJO 2012; ROJO; BARBOSA, 2015), literacy (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2004), literary literacy (COSSON, 2012, 2014 a, b), about the genre poem (PERFEITO, VEDOFATO, 2011). And in literary work (CORALINA, 1987). We developed a qualitative research, of an applied nature and in line with the assumptions of action research. The proposal, which makes up a supplementary booklet accompanying this dissertation, was applied at a public school in Goiás, in Santa Rita do Araguaia, and the data were generated through a questionnaire, field diary, guided reading diary, from recording of classes and the production of different texts by the participants. The results showed that this research provided students who study at EJA with the opportunity to participate in practices systematic reading, speaking and critical analysis of Cora Coralina's poems, which contributed to: bringing students closer to the literary text; the development of the capacity for critical analysis of poems, paying attention to the specifics of the genre, to the linguistic-discursive choices and to the different representations of the world and identifications that they build; the establishment of relationships, by the participants, between what they read and what they live; reflection on how they represent the world, how they represent and identify themselves. In addition, this study provides didactic-pedagogical material to Portuguese language teachers, working at different levels of education, especially in YAE which may provide them with subsidies for the work of reading and analyzing genres in the artistic-literary field. Keywords: Poem. Cora Coralina. YAE Literary literacy. Multiliteracies. Critical Discourse Analysis.
Keywords: Poema
Coralina
EJA
Letramento literário
Multiletramentos
Análise de discurso crítica
Poem
Cora Coralina
YAE Literary literacy
Multiliteracies
Critical Discourse Analysis
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Goiás
Poesia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: OLIVEIRA, Elizânia Rodrigues. Pelos becos de Goiás, os poemas de Cora Coralina na EJA: laços entre o lido e o vivido. 2020. 246 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3027.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3027
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31647
Date of defense: 15-Jul-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PelosBecosGoiás.pdf3.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
CadernoSuplementar.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.