Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31639
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A interface entre a resolução de problemas e o processo investigativo no ensino de física |
Alternate title (s): | The interface between problem solving and the investigative process in physics teaching |
Author: | Batista Neto, Leonardo |
First Advisor: | Marim, Vlademir |
First member of the Committee: | Arantes, Alessandra Riposati |
Second member of the Committee: | Andrade, Mirian Maria |
Summary: | A Resolução de Problemas é uma possibilidade metodológica que pode favorecer a aprendizagem significativa, desenvolver habilidades investigativas e conferir novo sentido às aulas de diversas disciplinas, inclusive o Ensino de Física. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar as possíveis contribuições científicas e metodológicas, propostas pelos autores do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), para o Ensino da Física em relação à Resolução de Problemas no Ensino da Física. Para melhor situar o contexto desta pesquisa, foi realizada uma breve discussão sobre as diferentes concepções da Resolução de Problemas: ensinar para, sobre e por meio da Resolução de Problemas. Partindo da concepção metodológica da Resolução de Problemas no Ensino de Física, foi realizada uma pesquisa do tipo Estado da Arte, visando selecionar trabalhos com esta temática. Delimitou-se, como alvo desta pesquisa, os trabalhos de comunicação oral e de pôsteres, publicados no SNEF, de 2015 a 2019, por se tratar de um evento relevante para graduados, mestres, doutores, professores, graduandos, mestrandos e doutorandos em Física ou áreas afins. Selecionou-se, por meio de uma busca criteriosa com o auxílio de palavras-chave e pela leitura dos resumos e dos trabalhos completos, dez trabalhos, os quais foram submetidos a análise. Para isso elaborou-se três eixos norteadores, são eles: (1) a composição do cenário de investigação; (2) características do processo metodológico da Resolução de Problemas; e (3) as contribuições da Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem. A partir deste trabalho, elaborou-se, como produto, uma sequência didática denominada Ensinando Física por meio da Resolução de Problemas. Esta foi disponibilizada a 20 professores da Educação Básica visando a formação docente, discutida a partir das percepções do material, verificou-se a potencialidade para a formação de professores de Física. Concluiu-se que o SNEF é um instrumento que contribui para a formação continuada de professores, embora destacou-se alguns pontos de possíveis melhorias. |
Abstract: | The Problem Solving is a methodological possibility that can favor learning, develop investigative skills and give new meaning to classes in several disciplines, including Physics Teaching. The aim of this research is to analyze the possible scientific and methodological contributions, proposed by authors of scientific works from Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) (National Symposium of Physics Teaching) to Physics Teaching regarding the Problem-Solving appproach. In order to help establishing the research context, a brief discussion on the diferent Problem-Solving conceptions: Teaching for, about and through Problem-Solving was realized. Starting from the methodological conceptions of Problem-Solving in Physics Education, a state-of-art research was made, aiming to select works in this theme. The oral communication and banners published in the, from 2015 to 2019 were delimited as the research target, considering it is a relevant event to bachelors, masters, doctors, professor and students enrolled in bachelor, master and PhD courses in Phyics and related areas. A selective search using keywords and reading abstracts and complete works was performed, then 10 works were chosen and underwent analysis. For this purpose, three guiding axis were elaborated, namely: (1) Research scenario composition; (2) Problem-solving methodological process characteristics; and (3) The contribution of Problem-Solving to the teaching and learning process. After this task conclusion, a product was elaborated, a didactic sequence denominated Teaching physics through Problem-Solving. This sequence was provided to Elementary School teachers aiming the teacher formation and its to use in the formation of Physics teachers was verified after discussion based on the material perceptions. The conclusion is that SNEF is an instrument that contributes do continuous teacher formation, altough some possible improvement points were highlighted. |
Keywords: | Educação Básica Formação docente Investigação Situação problema Elementary education, Teacher formation Investigation Problemsituation |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino Ensino de Física |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | BATISTA NETO, Leonardo. A interface entre a Resolução de Problemas e o Processo Investigativo no Ensino de Física. 2021. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.165. |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.165 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31639 |
Date of defense: | 26-Feb-2021 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InterfaceEntreResolução.pdf | Dissertação | 20.35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License