Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Carlos Augusto Moraes-
dc.date.accessioned2021-04-27T19:34:15Z-
dc.date.available2021-04-27T19:34:15Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Augusto Moraes. As correspondências de Clarice Lispector: cartografias de um processo criativo . 2021. 227f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.210 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31636-
dc.description.abstractThe exchange of letters between writers is an important object of study for those who are committed to understanding literary practice. The epistolary texts reveal information that goes beyond biographical data and even intimate information of renowned authors. By both Literary Criticism and Literary Historiography, those texts are organized and analyzed in order to answer questions about literary works and authors. They also function as mirrors that reflect different shades of the process of literary conception and creation. In this perspective, the letter is a privileged space, a locus for the construction of thoughts and ideas. This research study highlights Clarice Lispector's letters by considering them as a “laboratory” or na “archive” of literary creation and an important support for the understanding of her fictional work and their aesthetic conceptions. In this study, we found in these manuscripts a detailed work related to the genesis and criticism of fictional texts, we had access to the intricacies of analysis and interpretation, we identified the external motivations that originated Clarice Lispector’s first novels, which are Perto do Coração Selvagem (Near to the Wild Heart) (1943), O Lustre (The Chandelier) (1946), A Cidade Sitiada (The Besieged City) (1949) and A Maçã no Escuro (The Apple in the Dark) (1961).pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCartaspt_BR
dc.subjectProcesso de criação literáriapt_BR
dc.subjectLetterspt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectProcess of literary creationpt_BR
dc.titleAs correspondências de Clarice Lispector: cartografias de um processo criativopt_BR
dc.title.alternativeLetters of Clarice Lispector: cartographies of a creative processpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Nunes, Aparecida Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0364555396799465pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504371515180190pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6966371722580224pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoAs correspondências trocadas entre escritores são um importante objeto de estudo para aqueles que se dedicam a compreender o fazer literário. Os textos epistolares descortinam informações que ultrapassam dados biográficos e até mesmo íntimos de autores consagrados, permitindo à Crítica e à Historiografia Literária organizar e analisar esse acervo com o intuito de iluminar algumas dúvidas a respeito de obras e autores. As cartas servem, ainda, como uma espécie de espelho, a refletir determinadas nuances do próprio processo de gestação e criação da obra e, nessa perspectiva, tornam- se um espaço privilegiado, um locus para a construção de pensamentos e ideias. A partir de tais considerações, o intuito da presente tese foi o de colocar em destaque a correspondência de Clarice Lispector, considerando-a como um “laboratório” ou “arquivo” de criação literária, além de um importante suporte para a compreensão de sua obra ficcional e de suas concepções estéticas. Em nossa pesquisa, acompanhamos, nestes manuscritos, um trabalho miúdo ligado à gênese e à crítica do texto ficcional, acessamos os meandros da análise e da interpretação, identificamos as motivações externas e também as circunstâncias que originaram os primeiros romances de Clarice Lispector  Perto do Coração Selvagem (1943), O Lustre (1946), A Cidade Sitiada (1949) e A Maçã no Escuro (1961).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration227pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.210pt_BR
dc.crossref.doibatchid6153271b-c180-49e1-8f72-f128a82d3892-
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorrespondenciasClariceLispector(3).pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons