Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31627
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Os traços da escravidão em Paracatu e a linha tênue entre a legalidade e a ilegalidade na configuração do trabalho escravo contemporâneo
Author: Macedo, Nathiele Santos
First Advisor: Dias , Rafaela Cyrino Peralva
First member of the Committee: Silva , Maria Aparecida de Moraes
Second member of the Committee: Petean , Antônio Carlos Lopes
Summary: Para entender as relações de trabalho no Brasil é importante resgatar o nosso passado escravocrata. É nesse sentido que o objetivo deste trabalho é observar os traços do sistema escravista tanto nas denúncias de trabalho análogo ao de escravo consideradas ilegais, quanto nas formas de trabalho que estão de acordo com a legalidade, mas ainda assim, reproduzem características da escravidão baseadas no racismo estrutural. Para entender melhor esta realidade foi escolhido como locus de pesquisa, a cidade de Paracatu, onde acontecem denúncias recorrentes de trabalho escravo, além de conflitos socioambientais causados não só pela agricultura, mas também pela mineração. Para dar suporte às análises realizadas, além de uma pesquisa documental, foram entrevistados representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), representante da comunidade quilombola do São Domingos, trabalhadores e ex-trabalhadores de lavouras da região de Paracatu e representantes de entidades empenhadas no combate ao trabalho escravo. A partir dos dados analisados, é possível identificar as relações de interdependência entre capitalismo e racismo no Brasil, em que traços do sistema escravista sobrevivem nas brechas da legalidade capitalista, desfavorecendo historicamente a população negra precarizada.
Keywords: Escravidão
Legalidade
Racismo
Paracatu
Trabalho
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MACEDO, Nathiele Santos. Os traços da escravidão em Paracatu e a linha tênue entre a legalidade e a ilegalidade na configuração do trabalho escravo contemporâneo. 2021. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradução em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31627
Date of defense: 29-Mar-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TraçosEscravidãoParacatu.pdf992.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons