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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31614
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Docência universitária inovadora: um estudo nos cursos de Educação Física em IFES da região do Triângulo Mineiro |
Alternate title (s): | Innovative university teaching: a study in Physical Education courses at IFES in the Triângulo Mineiro region |
Author: | Silva, Wellington dos Reis |
First Advisor: | Melo, Geovana Ferreira |
First member of the Committee: | Santos, Darlene Silva dos |
Second member of the Committee: | Corrêa, Thiago Henrique Barnabé |
Third member of the Committee: | Campos, Vanessa T. Bueno |
Fourth member of the Committee: | Bertoni, Sônia |
Summary: | A pesquisa está inserida na Linha “Saberes e Práticas Educativas” e tem como objetivo geral compreender a docência universitária em uma perspectiva inovadora, nos Cursos de Educação Física em Instituições Federais de Educação Superior da Região do Triângulo Mineiro. Os questionamentos que orientaram a investigação foram: Quais os indícios de docência inovadora podem ser apreendidos nos cursos de Educação Física em IFES da Região do Triângulo Mineiro? Quem são, o que sabem e como fazem os professores que desenvolvem seu trabalho docente em uma perspectiva inovadora? Como ocorre o aprendizado da docência nessa perspectiva? Quais as principais concepções orientam a prática pedagógica dos professores indicados como inovadores? Qual importância que esses professores atribuem ao conhecimento didático-pedagógico na Universidade? Para eles, o que é ser um professor inovador? Como se dá o desenvolvimento profissional desses professores? Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa com aproximações ao método Materialismo Histórico Dialético. O material empírico é constituído 1) questionário respondido pelos coordenadores de Curso e por discentes que indicaram os professores que desenvolvem práticas docentes consideradas inovadoras; 2) análise do Curriculum Lattes dos professores indicados; 3) análise dos documentos, leis e diretrizes que retratam a história das instituições, a Educação Superior e os Cursos de Educação Física no Brasil e 4) entrevistas com os docentes considerados inovadores. Para a leitura e interpretação dos dados, recorremos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). As análises indicam que o sentido de “docência inovadora”, na opinião dos professores pesquisados relaciona-se à ruptura com o paradigma conservador de Educação, que tem no professor o centro do processo ensino-aprendizagem, e os estudantes considerados como espectadores de um conhecimento linearizado e inquestionável. Portanto, para os docentes, a melhoria da qualidade de suas atividades profissionais, tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão, pauta-se na dinamicidade, na superação, na colaboração e na organização do trabalho acadêmico no ensino universitário. Essas bases, ao articularem o ensinar com o pesquisar, sustentam-se nos princípios do pensamento crítico, da dúvida metódica e, por conseguinte, no desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes. A tese defendida está expressa na seguinte proposição: a docência inovadora se constitui a partir da tríade professor-estudante-conhecimento em uma perspectiva dialética, ancorada pela dialogicidade, pela colaboração e pelo engajamento no processo ensinar-aprender com pesquisa. O estudo indica a necessidade de que as universidades assumam um projeto institucional de formação permanente e desenvolvimento profissional docente, tendo em vista a qualidade social do ensino na Graduação. |
Abstract: | This study is part of Research Line “Educational Knowledge and Practices” and aims to understand College teaching in an innovative perspective, in Physical Education Courses in Federal Institutions of Higher Education in the Region of Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brazil. The questions that guided the investigation were the following: What evidences of innovative teaching can be learned in Physical Education courses in the Triângulo Mineiro IFES? How does teaching learning occur in this perspective? What are the main concepts that guide the pedagogical practice of teachers appointed as innovators? What importance do these teachers attach to didactic-pedagogical knowledge at the University? For them, what does it mean to be an innovative teacher? How do these teachers develop professionally? This is an exploratory type research, with a qualitative approach and that makes approximations to the Dialectical Historical Materialism method. The empirical material was obtained through a questionnaire answered by the course coordinators and by students who indicated the teachers who develop teaching practices considered innovative. In addition, the teachers' Curriculum Lattes, documents, laws and guidelines that portray the history of the institutions, Higher Education and Physical Education Courses in Brazil were analyzed. For the triangulation of information, we carried out reflective interviews to teachers who are considered as being innovators, by their students. We used Bardin’s content analysis technique (1977). The results indicated that the meaning of “innovative teaching” for the searched professors is related to the break with the conservative Education paradigm by which the teacher is the center of the teaching and learning process and their students are considered as mere spectators of linearized and unquestionable knowledge. Therefore, for teachers, improving the quality of their professional activities, both in teaching, research and extension is based on dynamism, overcoming, collaborating and organizing academic work in College education. These bases, when articulating teaching with research, are based on the principles of critical thinking, methodical doubt and on the development of students' intellectual autonomy. The defended thesis is expressed in the following proposition: innovative teaching is constituted from the triad teacher-student-knowledge in a dialectical perspective, anchored by dialogism, collaboration and engagement in the teaching-learning process with research. The research indicates the need for universities to be able to undertake an institutional project for permanent training and professional development for teachers, with a view to improving undergraduate education. |
Keywords: | Professores inovadores Desenvolvimento profissional docente Docência universitária Docência em Educação Física |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SILVA, Wellington dos Reis. Docência universitária inovadora: um estudo nos cursos de Educação Física em IFES da região do Triângulo Mineiro. 2021. 290f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: htt://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.6013 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.6013 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31614 |
Date of defense: | 25-Feb-2021 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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