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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31607
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8493-3745 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | As políticas de formação continuada de professores para educação especial: lastros do jogo neoliberal às resiliências profissionais |
Alternate title (s): | Políticas de formación continua de profesores de educación especial: lastres del juego neoliberal a la resiliencia profesional |
Author: | Jacauna Neto, Antonio Francisco |
First Advisor: | Silva, Lázara Cristina da |
First member of the Committee: | Borges, Maria Celia |
Second member of the Committee: | Souza, Vilma Aparecida de |
Third member of the Committee: | Zardo, Sinara Pollom |
Fourth member of the Committee: | Silva, Flávio Caetano da |
Summary: | Esta pesquisa de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha: Estado, Política e Gestão da Educação. É parte de uma pesquisa macro do Gepepes, iniciada em 2018, sobre o Curso de Formação Continuada de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos Surdos, ofertado pela UFU de 2008 a 2018. Desta pesquisa macro, estabeleceu-se o problema de pesquisa: quais são os desdobramentos dos discursos oficiais e do Curso em aperfeiçoamento em AEE-Surdo, no tocante às Políticas de Formação Continuada de Educação Especial, que aparecem no exercício profissional de docentes egressos deste Curso, ofertado pela UFU de 2008 a 2018? A aplicabilidade dessas políticas de formação possui correlações com as condições de seu financiamento? Como estas questões repercutem no discurso dos egressos do Curso de Extensão Formação Continuada: Aperfeiçoamento em AEE para Estudantes Surdos, ofertado pela UFU de 2008 a 2018? Existem desdobramentos dessa formação que indiquem fatores positivos no exercício profissional de seus egressos, capazes de sinalizar que o investimento realizado não foi em vão? Foi tomado como seu pressuposto, o entendimento de que há um grande investimento humano e financeiro no processo de formação continuada, promovido a distância, em contrapartida há retorno efetivo de tal ação, no fazer pedagógico e no cotidiano dos egressos desse curso ofertado pela UFU. Estabeleceu-se como objetivo geral compreender os pressupostos teóricos e os conceitos de formação continuada de professores para atuar na Educação Especial, presentes nas políticas públicas educacionais brasileiras da área, implementadas de 2008 a 2018, e as correlações com o seu financiamento, apreendendo-as e analisando-as a partir das repercussões/discursos dos egressos das dez edições deste Curso. Considerando o recorte temporal de 2008 a 2018 e o Curso de Aperfeiçoamento em AEE para alunos surdos da UFU, traçou-se como objetivos específicos: a) investigar os pressupostos teóricos que fundamentam as políticas públicas educacionais de formação continuada de professores, relacionando o que consta nos dispositivos legais com o arcabouço teórico existente na área da educação especial; b) identificar e analisar as correlações do financiamento da formação continuada, apreendendo-as e analisando-as a partir das repercussões/discursos dos seus egressos; c) identificar possíveis influências dessa formação nas ações pessoais, profissionais, sociais e políticas desenvolvidas no contexto em que atuam os egressos do Curso. Estabeleceu-se os parâmetros metodológicos e epistemológicos com base na Análise do Discurso Foucaultiana, inclusive, para análise dos dados empíricos, sendo de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos e aos procedimentos é exploratória. Foi validado o pressuposto inicial do estudo, pois constatou-se que o Curso aqui analisado propiciou diversas mudanças pessoais, profissionais, sociais e políticas, conforme resultados apontados pelos seus concluintes na análise de dados. |
Abstract: | Esta Investigación de doctorado está vinculada al Programa de Posgrado en Educación, Línea: Estado, Política y Gestión de la Educación. Es parte de una macro investigación de Gepepes, empezada en 2018, sobre el Curso de Educación Continuada para el Perfeccionamiento en el Servicio Educativo Especializado (AEE) para estudiantes Sordos, ofrecido por la UFU de 2008 a 2018. A partir de esta macro investigación, se estableció el problema de investigación: ¿Cuáles son las consecuencias de los discursos oficiales y del Curso de Perfeccionamiento en AEE-Sordos, respecto a las Políticas de Educación Especial, que aparecen en la práctica profesional de los docentes egresados de este Curso, ofrecido por la UFU de 2008 a 2018? ¿Se correlaciona la aplicabilidad de estas políticas de formación con las condiciones de financiamiento? ¿Cómo afectan estos temas al discurso de los egresados del Curso de Extensión de Educación Continua: Perfeccionamiento en el AEE para estudiantes Sordos, ofrecido por la UFU de 2008 a 2018? ¿Hay alguna consecuencia de esta formación que indique factores positivos en el ejercicio profesional de sus egresados, capaces de señalar que la inversión realizada no fue en vano? Se tomó como su supuesto, el entendimiento de que existe una gran inversión humana y financiera en el proceso de educación continua, promovida a distancia, a cambio hay un retorno efectivo, de dicha acción, en la vida pedagógica y cotidiana de los egresados de este curso ofrecido por la UFU. Se establece como objetivo general comprender los supuestos teóricos y los conceptos de formación continua para docentes para trabajar en Educación Especial, presentes en las políticas públicas educativas brasileñas en el área, implementadas de 2008 a 2018, y las correlaciones con su financiamiento, aprehendiéndolas y analizándolas desde las repercusiones/discursos de los egresados de las diez ediciones de este Curso. Teniendo en cuenta el período de 2008 a 2018 y el Curso de Perfeccionamiento en AEE para estudiantes sordos en la UFU, se delinearon como objetivos específicos: a) investigar los supuestos teóricos que sustentan las políticas educativas públicas para la formación continua del profesorado, relacionando lo que aparece en las disposiciones legales con el marco teórico existente en la temática de educación especial; b) identificar y analizar las correlaciones de financiación para la formación continua, aprehendiéndolas y analizándolas a partir de las repercusiones/discursos de sus egresados; c) identificar las posibles influencias de esta formación en las acciones personales, profesionales, sociales y políticas desarrolladas en el contexto en el que trabajan los egresados del curso. Se establecieron parámetros metodológicos y epistemológicos con base en el Análisis del Discurso de Foucault, incluyendo, para el análisis de datos empíricos, ser un enfoque cualitativo, de carácter básico, en cuanto a objetivos y procedimientos, es exploratorio. Se validó el supuesto inicial del estudio, pues se encontró que el Curso aquí analizado generó cambios personales, profesionales, sociales y políticos, según los resultados señalados por sus egresados en el análisis de datos. |
Keywords: | Formação Continuada Política de Financiamento Educação Especial Inclusão Educación Continuada Política de Financiación Educación Especial Inclusión |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | Educação especial Professores Neoliberalismo Educação permanente |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | JACAUNA NETO, Antonio Francisco. As políticas de formação continuada de professores para educação especial: lastros do jogo neoliberal às resiliências profissionais. 2021. 329 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.137 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.137 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31607 |
Date of defense: | 26-Feb-2021 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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