Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31596
Document type: Trabalho de Conclusão de Residência
Access type: Acesso Embargado
Title: A avaliação da acurácia do ultrassom para prever sucesso na extubação de pacientes em estado crítico: uma revisão sistemática
Author: Araujo, Larissa Giovanna de Oliveira
First Advisor: Carvalho, Eliane Maria de
Summary: INTRODUÇÃO: o momento ideal para a extubação de pacientes em estado crítico ainda é incerto. As avaliações com os métodos convencionais de desmame não geram resultados objetivos e estão associadas a altos índices de falha após retirada da via aérea artificial. Com isso, as buscas por métodos complementares têm aumentado. Dentre eles, o ultrassom tem se mostrado menos subjetivo e apresentado vantagens quanto sua utilização em ambiente hospitalar. OBJETIVO: avaliar a acurácia do ultrassom para prever sucesso na extubação de pacientes em estado crítico. METODOLOGIA: foram realizadas as buscas nas bases de dados Pubmed, Embase, Cochrane, Web of Science, Lilacs e Science Direct, além da literatura cinzenta entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. Foram incluídos ensaios clínicos, em língua inglesa, que apresentavam em sua amostra participantes internados em unidades de terapia intensiva, em ventilação mecânica há pelo menos 48 horas, avaliados com o ultrassom previamente a extubação. RESULTADOS: a busca resultou em um total de três artigos. O diafragma foi avaliado nos três estudos e apenas um apresentou avaliação pulmonar. O ultrassom mostrou alta acurácia na predição de sucesso de extubação. Quando comparado a testes convencionais, apresentou resultados significativamente superiores. Além disso, a análise pulmonar com o método mostrou menores chances de falha na retirada do suporte ventilatório. CONCLUSÃO: o ultrassom se mostrou útil e com alta acurácia da predição de sucesso da extubação de pacientes em estado crítico.
Keywords: Ultrassom
Ultrassonografia
Extubação
Desmame
Ventilação mecânica
Pulmão
Diafragma
Tórax
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ARAUJO, Larissa Giovanna de Oliveira. A avaliação da acurácia do ultrassom para prever sucesso na extubação de pacientes críticos: uma revisão sistemática. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Atenção ao Paciente em Estado Critico) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31596
Date of defense: 11-Feb-2021
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoDaAcurácia.pdf
  Until 2023-02-11
1.33 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons