Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31588
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2022-10-29
Título: Características individuais e contextuais associadas ao uso de álcool entre escolares brasileiros: um estudo de base escolar
Título (s) alternativo (s): Individual and contextual characteristics associated with alcohol use among brazilian students
Autor: Arruda, Patrycia Sarah Martins
Primer orientador: Azeredo, Catarina Machado
Primer coorientador: Rinaldi, Ana Elisa Madalena
Primer miembro de la banca: Enes, Carla Cristina
Segundo miembro de la banca: Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros
Resumen: Introdução: O álcool é a substância psicoativa com maior prevalência de consumo entre adolescentes. O uso de bebidas alcoólicas é determinado por características individuais, comportamentais e pelo contexto social em que o adolescente está inserido. Embora a escola ofereça recursos para intervir na saúde e na adoção de medidas preventivas no consumo de álcool pelos adolescentes, estudos capazes de analisar a associação entre o uso do álcool e as características da escola são escassos no Brasil. Objetivos: Analisar a associação entre características individuais e contextuais com a experimentação do álcool, uso nos últimos trinta dias e embriaguez por adolescentes. Métodos: Estudo transversal utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015 com adolescentes de escolas públicas e privadas da 9ª série do ensino fundamental das 26 capitais brasileiras e Distrito Federal. Modelos de regressão logística multinível, estratificados por tipo de administração escolar (pública/privada), foram realizados para obtenção de Odds Ratio (OR) com Intervalos de Confiança de 95%, para os desfechos: experimentação do álcool (sim/não); uso de álcool nos últimos trinta dias (sim/não); episódio de embriaguez (sim/não); e exposições: ter amigos que consumiam álcool e/ou drogas e/ou cigarro, pais fumantes, adoção de políticas preventivas na escola e conhecimento do uso de cigarro nas dependências da escola. Resultados: No geral, alunos de escolas públicas relataram maior prevalência de experimentação de álcool (51,9%) uso nos últimos trinta dias (20,2%) além do episódio de embriaguez (22,1%) quando comparados aos alunos de escolas privadas. Meninas tiveram maior probabilidade de experimentação de álcool (OR=1,09; IC95%=1,05;1,12) e de uso nos últimos trinta dias (OR=1,09; IC95%=1,05;1,13), e menores chances de embriaguez (OR=0,90; IC95%=0,87;0,93). Houve associação positiva entre o consumo de álcool nos três desfechos e o uso de substâncias pelos pais e pares e também com o consumo prévio de outras substâncias pelos próprios adolescentes. A existência de política de proibição de consumo de álcool na escola teve associação positiva com a experimentação do álcool (OR= 1,11; IC95%=1,04;1,18). Alunos de escolas que tinham conhecimento do fumo dos professores em suas dependências estavam mais propensos ao uso do álcool nos três desfechos, e quando a escola sabia do fumo dos alunos na instituição estavam mais propensos ao consumo de álcool nos últimos trinta dias. Ações em conjunto com a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e com o Programa Saúde na Escola (PSE) não mantiveram associação com os desfechos após os ajustes. Conclusão: A exposição às substâncias lícitas e ilícitas pelos amigos, no ambiente familiar e escolar são fatores que favorecem à experimentação do álcool, uso nos últimos trinta dias e episódio de embriaguez dos adolescentes. Além disso, políticas proibitivas na escola se associaram a maior experimentação de álcool. Dessa forma, considerando-se a escola como espaço favorável ao desenvolvimento de atividades de prevenção, políticas públicas específicas sobre este tema devem ser desenvolvidas nesse ambiente para minimizar o uso dessa substância por adolescentes.
Abstract: Introduction: Alcohol is the psychoactive substance with the highest prevalence of consumption among adolescents. The use of alcoholic drinks is determined by individual and behavioral characteristics and the adolescent’s social context. Although the school offers resources to promote health and to adopt measures to prevent adolescent’s alcohol consumption, studies evaluating the association between alcohol use and school characteristics are scarce in Brazil. Objectives: To analyse the association between individual and contextual characteristics with alcohol experimentation, use in the past thirty days, and drunkenness among adolescents. Methods: Cross-sectional study using data from the 2015 National School Health Survey (PeNSE) with adolescents from public and private schools attending 9th grade of elementary school in 26 Brazilian capitals and the Federal District. Multilevel logistic regression models, stratified by type of school administration (public/private), were performed to obtain odds ratio (OR) with 95% confidence intervals (95%CI), for the outcomes: alcohol experimentation (yes/no); alcohol use in the last thirty days (yes/no); drunkenness episode (yes/no); and exposures: having friends who drank alcohol and/or used drugs and/or cigarettes, smoking parents, adoption of preventive policies at school, and knowledge of cigarette use on school premises. Results: In general, public school students reported higher prevalence of alcohol experimentation (51.9%), use in the last thirty days (20.2%) and drunkenness (22.1%) than private school students. Girls were more likely to experiment alcohol (OR = 1.09; 95% CI = 1.05; 1.12) and use in the last thirty days (OR = 1.09; 95% CI = 1.05; 1.13) and less prone to drunkenness (OR = 0.90; 95%CI = 0.87; 0.93). There was a positive association of alcohol consumption in the three outcomes with use of substances by parents and peers and also with previous consumption of other substances by the adolescents themselves. Having a policy of banning alcohol consumption at school was positively associated with alcohol experimentation (OR = 1.11; 95% CI = 1.04; 1.18). In public schools, the principal being aware that teachers and students smoke at school was associated with greater and lesser use of alcohol by adolescents, respectively. Joint actions with the Basic Family Health Unit and the School Health Program were not associated with the outcomes after adjustments. Conclusion: Exposure to legal and illegal substances by friends and in the family and school environment are factors that favor alcohol experimentation, use in the last thirty days and drunkenness episode among adolescents. Moreover, policy of banning alcohol consumption at school was related to increase in alcohol experimentation. Thus, considering the school as a favorable space for the development of prevention activities, public policies specific for alcohol prevention must be developed in this environment to minimize adolescent alcohol use.
Palabras clave: Adolescente
Bebidas Alcoólicas
Educação em saúde
Instituições de ensino
Comportamento do adolescente
Adolescent
Alcoholic drinks
Health education
Educational institutions
Adolescent behavior
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Tema: Bebida alcoólica
Estudantes
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Cita: ARRUDA, Patrycia Sarah Martins. Características individuais e contextuais associadas ao uso de álcool entre escolares brasileiros: um estudo de base escolar. 2020. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3324
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3324
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31588
Fecha de defensa: 29-oct-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências da Saúde

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