Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBueno, Rafael Gouveia-
dc.date.accessioned2021-04-09T12:14:48Z-
dc.date.available2021-04-09T12:14:48Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationBUENO, Rafael Gouveia. Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano). 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548-
dc.description.abstractDance may afford a wide range of apprenticeship in the school environment. The students, through this language, when exploring the ludic aspect of pedagogical activities get in touch with experiences that instigate and allow the improvement of their creativity in order to achieve movement freedom, expression and the development of other dimensions of body´s subjectivities. The present text intents to reflect upon the experience developed during dance classes based on contemporary pedagogical approaches with students from 1st up to 5th grades of elementary school at Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, from Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás). On this process, theorical-methodological articulations are woven with authors that are thinking the presence of dance in the school, especially those who believe in improvisation as a creative and pedagogical resource. As an artist-teaching, I traverse and I am traversed by singular experiences that corroborate for knowledge production in classroom ground, in the inner space of basic education. At last, a pedagogical experience embraced by a sensitive and significant regard which is in contact with challenges and possibilities of thinking dance and artistic creation in the educational context is elucidate.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectExperiência pedagógicapt_BR
dc.subjectImprovisação em dançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectPedagogical experiencept_BR
dc.subjectDance improvisationpt_BR
dc.titleImprovisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)pt_BR
dc.title.alternativeDance improvisation in basic education: a pedagogical experience with students of elementary school (1st up to 5th grades)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Daniel Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266759891135746pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2350535747951507pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Jarbas Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3791876404760415pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA dança pode proporcionar um vasto leque de aprendizagens no ambiente escolar. A criança precisa de experiências que permitam aprimorar sua criatividade e interpretação, atividades que explorem o aspecto lúdico, para alcançar a liberdade de movimento, expressão e o desenvolvimento de outras dimensões contidas no inconsciente. Pretende-se refletir sobre a experiência com o desenvolvimento de abordagens pedagógicas contemporâneas nas aulas de dança oferecidas na Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás) com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No presente processo, são tecidas articulações teórico-metodológicas com autores que vem pensando a dança na escola, especialmente aqueles que investem no estudo da improvisação como recurso criativo e pedagógico. Com esta proposição se colocam como artistas-docentes, atravessando e sendo atravessados em meio a experiências singulares e que corroboram na produção dos conhecimentos no chão da sala de aula, no interior da escola de educação básica. Por fim, elucida-se uma experiência pedagógica amparada pelo olhar sensível e atuante em contato com desafios e possibilidades de pensar a dança e produção artística atravessada por esta linguagem no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666pt_BR
dc.orcid.putcode91987746-
dc.crossref.doibatchidc14d95d3-58bd-4017-9411-facf485dc34b-
dc.subject.autorizadoDança na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.autorizadoImprovisação na dançapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImprovisacaoDancaEducacao.pdfDissertação2.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons