Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bueno, Rafael Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T12:14:48Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T12:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Rafael Gouveia. Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano). 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548 | - |
dc.description.abstract | Dance may afford a wide range of apprenticeship in the school environment. The students, through this language, when exploring the ludic aspect of pedagogical activities get in touch with experiences that instigate and allow the improvement of their creativity in order to achieve movement freedom, expression and the development of other dimensions of body´s subjectivities. The present text intents to reflect upon the experience developed during dance classes based on contemporary pedagogical approaches with students from 1st up to 5th grades of elementary school at Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, from Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás). On this process, theorical-methodological articulations are woven with authors that are thinking the presence of dance in the school, especially those who believe in improvisation as a creative and pedagogical resource. As an artist-teaching, I traverse and I am traversed by singular experiences that corroborate for knowledge production in classroom ground, in the inner space of basic education. At last, a pedagogical experience embraced by a sensitive and significant regard which is in contact with challenges and possibilities of thinking dance and artistic creation in the educational context is elucidate. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Experiência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Improvisação em dança | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical experience | pt_BR |
dc.subject | Dance improvisation | pt_BR |
dc.title | Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano) | pt_BR |
dc.title.alternative | Dance improvisation in basic education: a pedagogical experience with students of elementary school (1st up to 5th grades) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Daniel Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3266759891135746 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2350535747951507 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Jarbas Siqueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8633520438663625 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3791876404760415 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A dança pode proporcionar um vasto leque de aprendizagens no ambiente escolar. A criança precisa de experiências que permitam aprimorar sua criatividade e interpretação, atividades que explorem o aspecto lúdico, para alcançar a liberdade de movimento, expressão e o desenvolvimento de outras dimensões contidas no inconsciente. Pretende-se refletir sobre a experiência com o desenvolvimento de abordagens pedagógicas contemporâneas nas aulas de dança oferecidas na Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás) com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No presente processo, são tecidas articulações teórico-metodológicas com autores que vem pensando a dança na escola, especialmente aqueles que investem no estudo da improvisação como recurso criativo e pedagógico. Com esta proposição se colocam como artistas-docentes, atravessando e sendo atravessados em meio a experiências singulares e que corroboram na produção dos conhecimentos no chão da sala de aula, no interior da escola de educação básica. Por fim, elucida-se uma experiência pedagógica amparada pelo olhar sensível e atuante em contato com desafios e possibilidades de pensar a dança e produção artística atravessada por esta linguagem no contexto escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 91987746 | - |
dc.crossref.doibatchid | c14d95d3-58bd-4017-9411-facf485dc34b | - |
dc.subject.autorizado | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Improvisação na dança | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImprovisacaoDancaEducacao.pdf | Dissertação | 2.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License